Portal Making Of

Energia solar: parcerias com agências de fomento facilitam acesso ao crédito para investidores

Energia solar: parcerias com agências de fomento facilitam acesso ao crédito para investidores
Financiamento. Foto Divulgação.

Impulsionado pelo volume cada vez maior de empresas que investem na produção de energia gerada por sistemas fotovoltaicos, o mercado catarinense – que vive momento de franca expansão – deve ampliar ainda mais o seu potencial de crescimento. Isso porque empresas do setor de energia estão firmando parcerias com instituições financeiras para disponibilizar linhas de crédito destinadas à aquisição dos equipamentos. A ideia é facilitar o acesso para empresários que, embora interessados em investir, veem o desembolso inicial como um obstáculo.

 

O gerente da área de energia solar da Quantum Engenharia, Dilsonei Rigotti, explica que o investimento inicial para gerar energia a partir do sol tem retorno garantido e relativamente rápido, mas não é baixo. “O investimento inicial é, na verdade, uma antecipação de despesas com custos de energia. Entretanto, o equipamento instalado é quem gera a economia, além de se tornar um ativo da empresa”, afirma Rigotti.

 

Por isso, a empresa com forte presença no setor mantém parcerias estratégicas com Unicred, Sicredi, Sicoob, Santander e Civia. “Percebemos que uma parcela significativa de empresários interessados em produzir energia fotovoltaica acabam declinando por conta do primeiro investimento. A parceria com o mercado financeiro é uma maneira de oportunizar o acesso a esses potenciais produtores”, destaca. Segundo Rigotti, os recursos iniciais aplicados em infraestrutura se pagam em aproximadamente cinco anos, a partir da redução de custos com a conta de luz. Ainda que a economia mensal nos primeiros anos não cubra as parcelas do financiamento, chega perto o bastante para se mostrar viável. Além disso, as placas solares têm durabilidade de até 25 anos e baixa demanda por manutenção, garantindo um longo período de geração de energia elétrica. Sem contar o forte apelo ambiental que representa a produção de energia limpa e renovável.

 

A versatilidade dos projetos fotovoltaicos também é um dos grandes atrativos para novos investidores, já que podem ser empregados em pequenos, médios e grandes negócios. A instalação das placas solares pode ser feita sobre telhados, no solo e até mesmo sobre a água.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Troca de Comando

Vanir Zanatta assume a presidência da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC, destacando metas de internacionalização e fortalecimento político e institucional.

Gargalhada Macabra

Mais de 604 mil mortes e 20 meses depois do início do pesadelo que está sendo a pandemia, o Congresso, que assistiu inerte e aos abusos e a enxurrada de notícias falsas que prejudicam o combate ao coronavírus, começou a leitura do relatório da CPI da Covi

Procurando emprego?

Empresas de tecnologia de SC abrem mais de 400 vagas de trabalho. A maioria das oportunidades são para home office.

Pode crer!

O programa oferece formação profissional para os jovens da periferia e mostra que eles são uma oportunidade para a cidade que carece de profissionais no setor de tecnologia. Então, vamos aproveitar esse capital social?

Crise hídrica! Vai faltar água?

O Brasil amarga a maior crise hídrica dos últimos 91 anos. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, os reservatórios das regiões Centro-Oeste e Sudeste, atuam com apenas 23,01% de sua capacidade. Santa Catarina também segue em estado

Crise de desabastecimento! Vai faltar comida?

O Presidente Jair Bolsonaro afirma que o Brasil pode enfrentar crise de desabastecimento em 2022 por falta de fertilizantes. Segundo ele, um dos principais efeitos da falta de produtos, se nada for feito, será o aumento de preços, ou seja, mais inflação à

Ciência por um fio

A ciência está tão incorporada ao dia a dia que pode passar despercebida. O uso corriqueiro e cotidiano fazem da ciência “algo trivial”, porém quanto mais trivial for o uso, maior o impacto na vida das pessoas. Como seria viver nos dias de hoje sem a lâm

A Volta dos Espetáculos

Dos impactos da pandemia no segmento de shows e eventos ao primeiro evento oficial com público nos teatros estaduais do Estado.

De olho no futuro

De olho no futuro! Destaque em energia limpa, incentivo a projetos ambientais, cooperação em TI e jovens inovadores.