Portal Making Of

Estudo indica que e-commerce continua crescendo no Brasil

Estudo indica que e-commerce continua crescendo no Brasil
Pixabay

A pandemia de Covid-19 desencadeou uma série de mudanças que vieram para ficar, como a adoção do trabalho remoto e o reforço dos cuidados com higiene. O aumento das compras realizadas pela internet, que se deu principalmente por conta das restrições impostas ao comércio e pela necessidade de distanciamento social, também se tornou uma tendência.

De acordo com o levantamento Consumer Insights 2021, elaborado pela divisão Wordpanel da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, apesar de ter perdido um pouco de espaço para as lojas físicas após o avanço da vacinação, o e-commerce segue em ritmo de crescimento.

As promoções online exercem um papel importante para esse resultado. Elas foram aplicadas de forma agressiva principalmente no último trimestre de 2021, com um aumento de 10% em relação ao segundo trimestre do ano. 

De acordo com o estudo, todos os perfis de shoppers ganharam penetração no comércio eletrônico, porém os mais jovens (até 29 anos) e de classes mais altas (A/B) são os que mais contribuem para o crescimento do setor. Em relação às categorias mais procuradas pelos compradores digitais, destacam-se Higiene & Beleza (4,7% de penetração no terceiro trimestre de 2021) Commodities (2,9%) e Mercearia Doce (2,9%).

É importante ressaltar que o crescimento do comércio eletrônico é impulsionado por diferentes meios. O E-commerce Pure (opções nativas digitais), por exemplo, é onde os shoppers mais jovens (até 29 anos) têm maior representatividade. O meio de acesso se mantém estável e vem crescendo ao longo dos últimos seis meses.

Os canais Non Pure (opções digitais que também estão presentes no ambiente físico) e os aplicativos de entrega conquistaram mais penetração nos últimos três meses. Além disso, o levantamento identificou que as vendas por WhatsApp (que fazem sucesso entre o público acima de 50 anos) recuperaram compradores e retornaram a patamares semelhantes aos do final de 2020.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A profissão mais perigosa do mundo

Protegido com colete a prova de balas e capacete, o repórter Nic Robertson, da CNN, terminava a visita ao interior do hospital Al-Shifa, em Gaza,

A magia do natal já chegou

Não é só pela decoração de Natal, que os shoppings já têm 45 dias antes de 25 de dezembro, nem pelas notícias vindas da América

Protesto beatlemaníaco

Talvez fosse o caso de enviar uma correspondência para o palácio de Buckingham, direto ao rei Charles, ou talvez mais fácil para Downing Street 10,

Notícias que não alegram

A gente quer ser otimista, mas há muitas conspirações contra. Se ligar no noticiário da TV, então, fica muito complicado. Surge a cobertura da guerra

O jornalista e o sorvete

É uma situação inusitada, que causa repercussão negativa na rede social: por que um jornalista em ascensão profissional elogia uma “sorveteria que reabre de cara

Horror ao vivo

Se ainda precisasse de uma justificativa para acompanharmos os canais internacionais de notícias teríamos várias nesse momento. A guerra Israel/Hamas está sendo mostrada ao vivo

Vaza áudio da Globo

Um ensinamento nos bastidores de rádio e tv é jamais falar algo indesejável ao microfone, mesmo que esteja fora do ar. Sempre tem alguém ouvindo.

Vamos ver na reportagem?

O “novo jornalismo” é feito nas redes sociais. Os fatos primeiramente são reportados no Twitter, e só depois reproduzidos na mídia tradicional. Agora há pouco,

Cadê o clima de Copa?

Aproveitando o gancho da coluna de hoje, 16, do colega Anselmo Prada, sobre a falta de clima de Copa em geral, levantei algumas possibilidades do

As mulheres brilham

Foram muitos meses desgastantes, de trabalho intenso e pressão diária sobre jornalistas e em especial sobre elas, as mulheres que ocuparam espaços na mídia. Mas,

Tempos estranhos

Um jornalista que conheço há muitos anos, cuja característica principal é a moderação, disse que sai muito pouco de casa desde o final da eleição.

O dia seguinte

Ao final de uma campanha eleitoral extremamente cansativa, raivosa, com programas no rádio e TV agressivos e posts mentirosos nas redes sociais o mínimo que

Welcome to the jungle

Não foi proposital ficar 15 dias fora do país, mas poderia ter sido e seria uma boa meta. Voltar foi mais impactante do que ter

Na NSC, um debate para esquecer

A NSC TV encerrou melancolicamente o último evento da campanha no segundo turno no debate de ontem à noite, 27. O programa foi engessado em

Porque Moisés perdeu

Carlos Moisés, Republicamos, foi um dos poucos governadores que não foi reeleito ontem, 2, depois de uma gestão austera do Estado, enfrentamento dos passivos e