Portal Making Of

Fintech catarinense registra aumento de 1600% no uso do Pix entre MPEs

Fintech catarinense registra aumento de 1600% no uso do Pix entre MPEs
Foto: Tim Douglas/Pexels

O número de transações mensais via Pix cresceu mais de 1600% em quatro meses, desde que foi implementado como uma opção de cobrança pela fintech Asaas — empresa catarinense que oferece serviços de assistente digital focados em facilitar o fluxo de cobranças e recebimentos em micro e pequenas empresas.

A estatística reforça o futuro digital dos meios de pagamento, que vai ao encontro da realidade de rápidas mudanças tecnológicas e evolução das instituições financeiras e da experiência do cliente. Não é à toa que, menos de um ano após a oficialização pelo Banco Central, o Pix já é o segundo meio de pagamento mais utilizado no país, ficando atrás somente do dinheiro, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

“O Pix é o melhor sistema de pagamentos do mundo: ele é padronizado, obrigatório, instantâneo e de baixíssimo custo. Com isso, trouxe uma realidade sem volta para o Brasil, que não apenas acelerou a transição para um mercado financeiro digital, como também facilitou a inclusão financeira dos micro e pequenos empreendedores”, explica Piero Contezini, CEO do Asaas. A fintech, que tem uma solução completa para gestão de cobranças, pagamentos e antecipações, já transacionou mais de R$ 7 bilhões de reais pela plataforma.

De acordo com o Ministério da Economia, com a pandemia de Covid-19, mais de 3,3 milhões de empresas foram abertas no Brasil em 2020 — dentre elas, 2,6 de microempreendedores individuais (MEIs). O número, que representa um recorde histórico, deve ser superado novamente neste ano: cerca de 2,1 milhões de pequenos negócios foram abertos só no primeiro semestre de 2021, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Todos esses negócios nasceram em um cenário de necessidade de digitalização, sem espaço para aqueles que não se adequassem às mudanças tecnológicas que o país estava e está vivendo. E o Pix foi justamente um recurso adotado para enfrentar esse momento e ajudar na redução de impactos”, aponta Piero.

A 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostra que 77% dos pequenos negócios já utilizam esse meio de pagamento e que as empresas que o adotaram tiveram uma queda de faturamento menor do que aquelas que não aderiram ao novo sistema.

“As transações comerciais eletrônicas têm um alto custo devido às taxas percentuais que são cobradas pelos meios de pagamento, como as maquininhas de cartão, por exemplo. Já o custo de adesão do Pix para empresas depende da instituição financeira, mas costuma ser de apenas alguns centavos por cobrança. Também não há necessidade de equipamentos físicos: você pode receber dinheiro sem precisar de cartão, nem de conta bancária efetivamente, bastando ter um celular e uma conta em uma fintech”, reforça o CEO do Asaas.

Além do baixo custo e da facilidade de uso, outra vantagem do Pix para os empreendedores é a disponibilidade imediata do dinheiro pago, ao contrário do que acontece com opções como cartão ou boleto bancário.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A chinelada de Gabeira na apresentadora

Os apresentadores da manhã na Globo News voltaram a agitar as redes sociais, depois que Daniela Lima foi retrucada por Fernando Gabeira na semana passada.

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Um dia comum para começar o ano

Há várias razões para estar escrevendo em 2 de janeiro de 2023, porém a mais significativa delas é que não fui um dos ganhadores dos

Uma Copa de começos e despedidas

A Copa do Qatar chegou ao final ontem, 18, carregada de simbolismo, dentro e fora de campo. Fora, mostrou a tenacidade dos qatarenses de construir

A torcida pela Cazé TV

É possível que você não saiba exatamente quem é Casimiro Miguel, mas 4 milhões sabem: foi a audiência da CazéTV, na transmissão pela internet do

A implosão da CNN Brasil

Desde que o criador da CNN Brasil, Douglas Tavolaro encheu de dinheiro os bolsos ao vender sua participação, a emissora, criada há três anos, vive

Quem vence e quem perde com a Copa

Até agora, começo da segunda fase de classificação, já é possível saber alguns destaques e outros nem tanto no meio rádio e TV na Copa

Corrupção e futebol

Depois de assistir o documentário da Netflix “Esquemas da FIFA” fica claro que nenhuma Copa do Mundo foi realizada sem um rastro de corrupção nos

Vamos ver na reportagem?

O “novo jornalismo” é feito nas redes sociais. Os fatos primeiramente são reportados no Twitter, e só depois reproduzidos na mídia tradicional. Agora há pouco,

Cadê o clima de Copa?

Aproveitando o gancho da coluna de hoje, 16, do colega Anselmo Prada, sobre a falta de clima de Copa em geral, levantei algumas possibilidades do