Portal Making Of

Iluminação de destaque

Iluminação de destaque
Foto: José Somensi

A concessionária QLuz, responsável pela iluminação pública de Palhoça, recebeu autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para captar até R$ 41 milhões, por meio de debêntures incentivadas. Os recursos vão ser investidos no projeto que prevê expansão, modernização, implantação de um centro de controle operacional, além de sistema de telegestão e de projetos de iluminação de destaque. São melhorias que dão sequência às ações iniciadas há cerca de um ano e meio quando a QLuz assumiu a gestão da iluminação pública em Palhoça, por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) com a prefeitura. Recentemente, foi concluído um dos principais projetos de modernização previstos no contrato, com 100% das antigas luminárias de descarga trocadas por luminárias com tecnologia LED, nos mais de 27 mil pontos de iluminação da cidade.

Desde fevereiro de 2021, o Governo Federal permite a captação de recursos por meio de debêntures incentivadas para projetos de iluminação pública. Elas são títulos privados de renda fixa que permitem às empresas captarem dinheiro de investidores para financiar seus projetos. Os recursos são empregados necessariamente em obras de infraestrutura e há isenção ou redução de Imposto de Renda sobre os lucros obtidos pelos investidores. O projeto de Palhoça é o quinto autorizado no país.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Crise hídrica! Vai faltar água?

O Brasil amarga a maior crise hídrica dos últimos 91 anos. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, os reservatórios das regiões Centro-Oeste e Sudeste, atuam com apenas 23,01% de sua capacidade. Santa Catarina também segue em estado

Crise de desabastecimento! Vai faltar comida?

O Presidente Jair Bolsonaro afirma que o Brasil pode enfrentar crise de desabastecimento em 2022 por falta de fertilizantes. Segundo ele, um dos principais efeitos da falta de produtos, se nada for feito, será o aumento de preços, ou seja, mais inflação à

Ciência por um fio

A ciência está tão incorporada ao dia a dia que pode passar despercebida. O uso corriqueiro e cotidiano fazem da ciência “algo trivial”, porém quanto mais trivial for o uso, maior o impacto na vida das pessoas. Como seria viver nos dias de hoje sem a lâm

A Volta dos Espetáculos

Dos impactos da pandemia no segmento de shows e eventos ao primeiro evento oficial com público nos teatros estaduais do Estado.

Arte e Empreendedorismo no Morro da Mariquinha

No Morro da Mariquinha está a maior Galeria de Arte Urbana de Santa Catarina e a 4ª maior do Brasil e agora mais uma ação do Projeto Cidade Invisíveis promove ação para desenvolver o empreendedorismo na comunidade.

De olho no futuro

De olho no futuro! Destaque em energia limpa, incentivo a projetos ambientais, cooperação em TI e jovens inovadores.

Universidade em dose tripla

165 Pesquisadores da UFSC entre os melhores da América Latina, destaque entre os Brics e tecnologia inédita.

Certificação inédita

Empreendimento em Florianópolis recebe o inédito selo internacional de qualidade ambiental

Compra por impulso ou planejada?

O planejamento das compras pode evitar a compra por impulso e o peso do arrependimento no bolso. Até porque não necessariamente a oferta anunciada é uma oferta de fato. Veja algumas dicas para planejar as compras e evitar arrependimentos no link a seguir:

Bomba armada

Furar o teto de gastos públicos, dar calote a credores e pedalada fiscal num só movimento.

Linha de frente

Conheça as Instituições catarinenses e programas de inovação que estão entre os melhores do Brasil no link a seguir.

Estado vegetativo

Vacinação em massa e a queda no número de mortes por Covid-19 são fortes evidências do controle da pandemia, mesmo assim os ataques a ciência e a vacina persistem.