Portal Making Of

MODERNIDADE E CACHAÇA

MODERNIDADE E CACHAÇA
Thiago Lima/Divulgação

Um concurso para promover e modernizar a cachaça catarinense. A ideia foi da sommelier Liz Vargas, que idealizou e coordenou um concurso cultural para promover a bebida e testar novas e modernas combinações de sabores. Bartenders foram provocados a criar ou fazer a releitura de drinques clássicos, mas sempre valorizando o destilado catarinense como ingrediente principal. O Campeonato Online Cachaça de SC recebeu 97 inscrições e contou com apoio da Associação Catarinense dos Produtores de Aguardente e Cachaça de Qualidade (Acapacq).

O Observatório da Gastronomia, plataforma que apoia e divulga a rede de gastronomia da Grande Florianópolis, ajudou a promover o concurso, e fez uma reportagem que mostra o trabalho dos cinco finalistas.

O vencedor foi o drink O Viajante (foto), que utilizou como base a cachaça Casa Petro, produzida em Balneário Piçarras e envelhecida em barris de jequitibá. Os demais ingredientes e a forma de preparo você confere nas redes sociais do Tiago Lima, que é barman do Entremares Sushi.

Liz diz que este foi o primeiro de uma série de eventos. “O #movimentocachaçasc está apenas começando e projetos para criar novas experiências de consumo com cachaça já estão em construção”.  

_____

HAJA LATA


Reprodução Mosquita Muerta/Bacardi/Martini

De olho na praticidade (e no público jovem e descolado) novos lançamentos de bebidas prontas para beber (RDT) acabam de chegar ao mercado. A Bacardi-Martini lançou o vermute Martini Fiero & Tonic em lata, além dos gins Bombay Bramble & Tonic e Bombay Sapphire & Tonic. As bebidas têm entre 4,5% e 6,5% de álcool e preços alinhados com um target mais jovem: de 2 a 3 Euros (o valor está em Euro porque, por enquanto, os produtos estão disponíveis apenas no mercado europeu).

Entre as vinícolas, quem também embarcou nessa tendência foi a argentina Mosquita Muerta, que colocou em latas os espumantes Extra Brut e Extra Brut Rosé. A intenção é facilitar o consumo, principalmente ao ar livre.


Sauza/Divulgação

Já a Sauza (marca da Beam Suntory) apresentou uma água com gás, saborizada com essência de fruta natural e “enriquecida” com tequila. O produto tem 5% de teor alcoólico. A ação faz parte de uma estratégia de ampliar ainda mais o portfólio da empresa, que já comprou uma marca de coquetéis pré-misturados, além de ter lançado outros produtos em lata como o seltzers Hornitos Tequila e Jim Beam Highballs.

_____

NOVIDADES NO MERCADO CERVEJEIRO


Daniela Cachin/Divulgação

Com passagens pela Heineken e Pepsi, Daniela Cachin (foto) acaba de ser anunciada como presidente da Future Beverages, divisão de produtos da Ambev dedicada a alcoólicos que não sejam cerveja. A unidade estreia com oito marcas, entre elas os vinhos Blasfemia, Dante Robino e Sommer; as mistas Beats e Isla; e a de hard seltzer Mike’s. No comunicado à imprensa a empresa diz que a missão da nova unidade de negócio é “imprimir um ritmo de inovação e criação de novas categorias, além de encantar novos consumidores e consumidoras que hoje ainda não são atendidos pelo portfólio da Ambev”.

Já FEMSA e Andina, duas engarrafadoras da Coca-Cola, acabam de adquirir a cerveja Therezópolis. O movimento faz parte da estratégia da Coca-Cola de completar o portfólio no Brasil, após a mudança de distribuição da Heineken. O comunicado para o mercado afirma que a transação está sujeita às condições habituais de aprovações e deverá ser concluída durante o terceiro trimestre de 2021. O valor do negócio não foi divulgado.


Anner/Divulgação

No Rio Grande do Sul, a cervejaria Anner começa na semana que vem a distribuição da cerveja Libertadora. A Red Ale tem 7,6% de teor alcoólico e é produzida pela Anner. A ideia é marcar os 15 anos da primeira Libertadores da América. O produto vai estar disponível também pela internet, na loja do clube. Segundo o departamento de marketing, outros produtos devem ser lançados ao longo do ano para marcar outros feitos do clube.

_____

SOB A LUZ DA LUA


Hendrick´s/Divulgação

Por falar em lançamentos, a Hendrick’s apresentou uma edição limitada, criada pela destiladora Lesley Gracie. O Hendrick´s Lunar (que sucede o Hendrick´s Floral, lançado na metade de 2019) foi idealizado – veja só – “através de um processo influenciado pela luz celestial lunar”. Claro que há uma boa dose de marketing no lançamento, mas o fato é que a senhora Gracie é conhecida por praticar jardinagem durante a noite e cuidar das plantas sob a luz da lua.

“Há um aroma rico a flores perfumadas à noite e, ao fundo, podemos quase perceber a explosão refrescante de frutas cítricas. Como eu disse, é uma sensação. Há algo mágico sobre o céu à noite e sobre a partilha dessa experiência com aqueles que nos são mais próximos, e este gin envolve essa sensação num copo”, descreve a destiladora.

O rótulo manteve algumas características que lembram um tradicional Hendrick´s, mas com um tom azulado – bem característico de uma noite de luar. Por enquanto o produto é encontrado apenas no mercado inglês.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

2022 – APOSTAS E INCERTEZAS

O ano começou tumultuado no setor de bebidas. Dólar ainda em alta, aumento nos preços ou falta de matérias-primas afetam diversos players do mercado. A

JINGLE BELL´S

Se você usa WhatsApp ou redes sociais com certeza foi impactado nos últimos dias pelo vídeo de um cidadão abrindo garrafas de vinho em ritmo de ‘Jingle Bells’.

PARA POUCOS

A premiada cachaçaria gaúcha Weber Haus lançou na quinta-feira passada (18) a Diamant – 21 anos.

THE BEST

Um uruguaio é o melhor sommelier do Brasil da atualidade.

A MELHOR – MAIS UMA VEZ

O que faz de uma vinícola um local inesquecível? A paisagem? A arquitetura do local? O vinho?

Prepare o bolso

A Ambev, dona de marcas como Patagônia, Spaten, Stella Artois, Colorado, Skol, Brahma e Antarctica, deve aumentar o preço das cervejas a partir deste sábado, 2.

LARANJA NO WHISKY

Para os puristas é um atentado. Mas o fato é que o tradicional whisky Jameson também se rendeu à tendência de bebidas mais frutadas e com uma pegada mais jovem.

CLOONEY VINERY

O ator George Clooney comprou uma propriedade na Provença e se mudou de mala e cuia para o local. A intenção dele (e a esposa Amal) é produzir vinho rosé.

DRINK NA CASQUINHA

Não se engane. Parece sorvete mas se trata de cerveja na casquinha.

CATARINENSES EXTREMOS (E PREMIADOS)

Duas vinícolas catarinenses se destacaram – e muito – no Mondial des Vins Extrêmes realizado no finzinho de setembro no norte da Itália. Quinta da

HATER – PERO NO MUCHO

Ryan Reynolds costuma dar um toque bem-humorado nas campanhas de divulgação do Aviation Gin. Na última ação, não foi diferente: com uma ironia ao melhor

TOP 100

O Rabo de Galo, um dos maiores clássicos dos botequins paulistanos, entrou para a seleta lista da Associação Internacional dos Bartenders (IBA). Menos de 100

LA BELLE DE JOUR

O cantor e compositor Alceu Valença acaba de ganhar uma homenagem muito especial. Um dos seus maiores sucessos serviu de inspiração para uma linha de

FUNCIONÁRIO PADRÃO

Cervejarias e destilarias mundo afora contam com excelentes destiladores, fenomenais master blenders, mestres cervejeiros incríveis e outros técnicos gabaritados que elaboram bebidas da mais alta

MEDALHA, MEDALHA, MEDALHA…

A destilaria catarinense Kalvelage conquistou mais um prêmio internacional: double gold no San Francisco World Spirits Competition. A competição de destilados criada em 1980 é

TROPICÁLIA

Quatro bartenders (da África do Sul, República Tcheca, Dubai e Brasil) foram os vencedores do Black Label Bartender Challenge, que testou a criatividade na elaboração

BEBIDA TECH

Você experimentaria uma cerveja concebida e produzida por uma inteligência artificial? Pois pesquisadores do Instituto Australiano de Machine Learning (em parceria com Deep Liquid e

Destaque da semana: TRIO DE RESPEITO

As festas de fim de ano costumam combinar – e muito – com espumantes. Pois a Coluna traz hoje três excelentes dicas para o consumidor

MASTER CHEF DO COPO

Imagine um programa ao estilo Master Chef, Iron Chef, ou Bake Of. Mas substitua as carnes, frutos do mar, massas ou legumes por… bebidas alcoólicas.