Portal Making Of

O bode na sala e o preço da gasolina

Imagem: Bode / Crédito Pixabay

Ver gente comemorar a redução do preço na gasolina me faz lembrar uma antiga piada que diz o seguinte: Um pai foi até a igreja e reclamou ao padre que tinha muitos problemas, morava numa casa pequena e com muitos filhos. Então, o padre aconselha um pai a colocar um bode na sala. Uma semana depois ele voltou e o padre perguntou como estavam as coisas e o pai respondeu que tinha piorado e que o bode estava atrapalhando bastante. Então, o padre disse para devolver o bode a voltar em uma semana. Uma semana depois o padre pergunta: E então? As coisas melhoraram? E o pai responde “agora sim, seu padre, a minha vida nunca foi tão maravilhosa. Sem o bode a gente tem espaço na sala e não tem mais aquele mau cheiro. E lá foi o feliz homem de volta à sua casa, agradecido a Deus pela vida que levava.

Assim segue o consumidor brasileiro iludido com  a queda no preço da gasolina, mas para reavivar a memória é bom lembrar que o preço médio da gasolina era de R$3,60 no primeiro semestre de 2019 (segundo base de dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), quando Jair Bolsonaro assumiu o Governo, de lá para cá o descontrole da economia levou a desvalorização do real e o aumento do preço dos produtos cotados em dólar, assim como os combustíveis.

O preço da gasolina disparou pressionado pela Política de Preços da Petrobras, reforçado pela guerra Rússia/Ucrânia, mas também por falta de uma política econômica do Governo Federal, mas ainda tem gente que comemora porque a gasolina baixou, mas ainda está acima de R$ 6,00. Ora, ora! A ilusão é de graça, mas a gasolina de fato continua muito cara e detonando o poder aquisitivo dos brasileiros quando mina toda a cadeia produtiva com o aumento dos custos de transporte. Afinal, pela primeira vez o diesel também está mais caro do que a gasolina e a prova viva da falta de diretrizes pautadas na economia.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Transparente, mas incompreensível

Há 3 anos na Presidência da República e caminhando para o terceiro ano da pandemia, a gestão de Jair Bolsonaro continua transparente, mas ainda “incompreensível”.

Cuidado com o golpe do consignado

Que tal abrir o seu extrato do INSS para checar os proventos de sua aposentadoria ou pensão e descobrir que alguém fez um empréstimo consignado no seu nome ou usou Reserva de Margem Consignável (RMC)

Aposta ou blefe?

No pôquer saber blefar pode decidir uma partida, mas como blefar contra a ciência se o cenário em relação a Covid-19 continua confirmando todas as evidências.

Canal direto

O aumento dos combustíveis criou um canal direto entre o dinheiro que sai do bolso dos consumidores para os cofres do Governo.

Herança econômica

A economia vai herdar de 2021 problemas que estreitam as expectativas para o ano novo, mas também uma avaliação dos fatos que marcaram o ano servem como referência para que alguns erros não sejam repetidos

Universidade em dose tripla

165 Pesquisadores da UFSC entre os melhores da América Latina, destaque entre os Brics e tecnologia inédita.

Certificação inédita

Empreendimento em Florianópolis recebe o inédito selo internacional de qualidade ambiental

A política também é para empresários?

O empresário Luciano Hang, dono das redes de lojas Havan, entrou com força na política, mas até que ponto isso fez bem para os negócios dele ou para o país só o tempo vai dizer. Em compensação, os reflexos do depoimento na CPI da Covid-19 surpreendem até

Nuvem de poeira!

Estiagem, crise hídrica, aumento do preço da energia e agora uma nuvem de poeira que atingiu uma das áreas mais ricas e desmatadas do país, mesmo assim a relação entre o meio ambiente e a economia ainda passa longe das discussões sobre o futuro do sistema

SOS Santa Catarina

O setor produtivo catarinense está fazendo campanha para chamar atenção do Governo para as necessidades urgentes das rodovias. Será que isso significa que as reuniões regadas a um bom coffee break ou a um menu incrementado para apresentação de planos de g