Portal Making Of

Os melhores filmes de um grande ator

*Foto: O ator William Hurt em três momentos /reprodução.

 

Talvez os mais jovens não saibam da importância de William Hurt para o cinema. Não que ele fosse um velhinho, afastado das telas, mas porque o auge de sua carreira aconteceu nos ano 80/90. Depois, ele enfrentou altos e baixos na vida profissional e pessoal.

Na década de 90, sua então mulher, a atriz Marlee Matlin, o acusou de abusos. Eles haviam contracenado em “Filhos do silêncio”. Marlee fazia o papel de uma muda, o que é mesmo na vida real. Hurt teve problemas com o alcoolismo e outras drogas. Foi para reabilitação e se desculpou pelas agressões.

Como intérprete, William Hurt teve grandes momentos. Soube escolher os filmes que fazia. Seu primeiro sucesso foi em “Corpos Ardentes” (1981), com Khatleen Turner, dirigido por Lawrence Kasdan. Depois, em 1985, ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo icônico papel da travesti em “O beijo da mulher aranha”, do nosso Hector Babenco.

Hurt  foi indicado ao Oscar também pelo papel do apresentador de TV bonitão, mas pouco inteligente, em um dos meus filmes favoritos sobre jornalistas: “Nos bastidores da notícia”, de 1987.

A última interpretação dele que vi foi como vilão da série “Goliath”, com Billy Bob Thorton, disponível na Prime Vídeo. Mas, William Hurt continuava em atividade nos  muitos filmes da Marvel, no papel do Coronel Ross.

Morreu prematuramente no último domingo (13), de câncer. Tinha 72 anos. Alguns filmes dele estão disponíveis e merecem ser vistos ou revistos (veja abaixo).
_________________________________________________________

 

Filmes com William Hurt em streaming

Corpos ardentes – direção: Lawrence Kasdan – 1992 -Now/Net

Raras vezes se viu nas telas uma química tão grande como nas cenas eróticas entre William Hurt e Khatleen Turner (em sua estreia no cinema). Ele interpreta um advogado medíocre que se envolve com uma mulher bela e sensual, sendo convencido por ela a matar o marido rico. Reza a lenda que, para deixar a equipe de filmagem à vontade na hora de rodarem as cenas de sexo, os dois se apresentavam aos técnicos completamente nus. Kasdan usou todos os ingredientes dos filmes noir dos anos 40, embora se passasse em tempos atuais. Uma beleza. (Veja o trailer)

 

O beijo da Mulher Aranha – direção: Hector Babenco – 1985 –Globoplay

Baseado no livro do argentino Manuel Puig, esse filme projetou o argentino/brasileiro Hector Babenco em Hollywood. William Hurt é Molina,  uma travesti que divide a cela com o preso político Valentin, vivido por Raul Julia, durante a ditadura militar na América do Sul. Duas pessoas tão diferentes acabam aprendendo a se respeitar, enquanto Molina inventa histórias para distrair o companheiro que sente falta da amada, como a história da Mulher Aranha. Sônia Braga está espetacular na pele da enigmática personagem. Na época, ela não falava inglês e precisou decorar as falas palavra, por palavra. Julia, um ator maravilhoso que morreu prematuramente, e Hurt não cobraram cachê. Valeu a pena para Hurt que levou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme.

 

Filhos do silêncio – direção: Randa Haines – 1986- Prime Vídeo

Hurt interpreta o idealista James Leeds, um professor de linguagem de sinais que utiliza métodos pouco convencionais. Na instituição em que acaba de ser contratado ele conhece Sarah Norman, uma mulher arredia e fechada que continua na escola mesmo após ter se formado. Ao perceber o medo que a jovem tem do mundo, ele tenta se aproximar e ajudá-la. O que era para ser um desafio profissional, acaba virando uma grande paixão. Na vida real, Hurt e Marlee Matlin, uma atriz realmente muda, também se apaixonaram, mas o casamento dos dois virou uma guerra. Ela acusou o ator de abuso, ele entrou para uma clínica para tratar a dependência de álcool e outras drogas. Marlee – que ganhou o Oscar de Melhor Atriz pelo papel em “Filhos do silêncio”- pode ser vista atualmente em “CODA- No ritmo do Coração”, candidato ao Oscar este ano, disponível no Prime.

 

Ponto de vista – direção: Pete Travis – 2008 –Netflix

A premissa é bem interessante: os vários pontos de vista sobre um mesmo atentado. Como agentes do Serviço Secreto , um turista americano e outras testemunham viram o atentado ao presidente dos Estados Unidos quando ele chega à Espanha para discursar contra o terror da guerra. Além de William Hurt, o elenco traz outros nomes conhecidos como Forest Whitaker, Dennis Quaid e Sigourney Weaver.

 

O lenço amarelo – direção:Udayan Prasad- 2008- Paramount+

Remake de um filme japonês, esse drama romântico conta a viagem de Martine e Gordy, o motorista que dá carona a ela e a Brett, um ex-presidiário que quer voltar para a mulher que ama. Kristen Stewart e Eddie Redmayne é o jovem casal que acaba se apaixonando durante a viagem. Hurt é Brett.

 

Outros filmes de WH :

AI-Inteligência artificial (HBOMax), Marcas da Violência (HBOMax), Instinto Secreto (Netflix).

Infelizmente, não encontrei “Nos bastidores da notícia” em streaming.
_________________________________________________________

 

Dicas de Séries

Taboo – 8 episódios – Netflix

Assisti essa minissérie histórica há alguns anos em outro streaming e adorei. Achei que não fez o sucesso que merecia.  Esperei em vão a segunda temporada. Agora a primeira volta com pompa e circunstância na poderosa Netflix!

A trama é ambientada em 1814, e acompanha o aventureiro James Keziah Delaney  quando ele retorna da África após doze anos, com uma coleção ilegal de diamantes. Recusando-se a vender o negócio da família para a Companhia das Índias Orientais, ele planeja utilizar as pedras para construir um grande império naval e assim vingar a morte misteriosa do seu pai. Quando Delaney pensa que está próximo de concretizar seus planos e vingar o pai, a Companhia das Índias Orientais contrata alguém para assassiná-lo. No meio disso, ele retoma um relacionamento sombrio, com toques sobrenaturais, com uma mulher do lugar. Delaney é interpretado de forma impactante por Tom Hardy. Outro grande nome do elenco é Jonathan Pryce, de “Dois Papas”. Até onde se sabe, a agenda lotada de Hardy está retardando a gravação da segunda temporada.

 

Shinning Vale – 8 episódios – Canal Starzplay

Ainda não assisti, mas essa série é para quem gosta da mistura comédia com terror. A trama segue Pat, uma escritora frustrada que, após um incidente, se muda com a sua família para uma casa mal-assombrada. Mas, parece que somente ela repara nas atrocidades que acontecem na mansão. Pat é interpretada por Courtney Fox em parceria com Greg Kinnear, seu otimista marido na história.

_________________________________________________________

 

Breaking news

– Nos cinemas, duas boas pedidas são “Belfast”, dirigido por Kenneth Branagh e “Drive my car”, ambos candidatos ao Oscar. Em Florianópolis, o primeiro está em cartaz no Paradigma e no Multi do Open Shopping. O japonês, candidatíssimo a levar o Oscar de Melhor Filme Internacional, está apenas no Paradigma.

– Infelizmente, “Licorice Pizza” saiu de cartaz, mas o novo The Batman, com Robert Pattinson, você encontra em todos os lugares.

– E “ Ataque dos cães”, meu favorito ao Oscar, levou os prêmios principais no importante Critics Choice Awards /2022: Melhor Filme e Melhor Direção para Jane Campion.  Já havia vencido o BAFTA e o DGA Awards, o que é ótimo sinal de que pode levar o Oscar também.

– Definida a data de estreia no Brasil da sexta temporada de “Peaky Blinders”, na Netflix: 10 de junho. Será meu presente de aniversário, fã que sou da série. Infelizmente é também a derradeira temporada da incrível e sanguinária família Shelby.
_________________________________________________________

Hasta la vista, baby
*Fotos: reprodução/divulgação

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: