Portal Making Of

Pode crer!

Pode crer!
Programa Pode Crer, foto Divulgação.

Um programa formação em tecnologia, economia criativa e inovação para jovens da periferia de Florianópolis.

O programa oferece formação profissional para os jovens da periferia e mostra que eles são uma oportunidade para a cidade que carece de profissionais no setor de tecnologia. Então, vamos aproveitar esse capital social?

Vale o registro! Vinte e cinco adolescentes com idade entre 14 e 17 anos que vivem em comunidades da Grande Florianópolis deram um passo importante em busca de uma carreira profissional. Eles iniciaram neste mês de outubro o curso de programação de dispositivos, oferecido gratuitamente pelo Senai/Fiesc, por meio do programa Pode Crer, uma iniciativa do Instituto Vilson Groh (IVG).  A seleção dos alunos ocorreu por meio de um edital de gratuidade conduzido pelo instituto.

O princípio do Programa é de que os jovens da periferia não são uma ameaça e sim uma oportunidade para a cidade. Para o presidente do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) e idealizador do projeto, Pe. Vilson Groh, “o jovem da periferia é um grande capital social. Uma força de criatividade e de trabalho subaproveitada e mal qualificada, e algumas vezes perdida precocemente para a violência”.

Hoje, o programa atende 320 crianças, adolescentes e jovens de forma totalmente gratuita, em duas organizações da sociedade civil que compõem a Rede IVG, articulada pelo Instituto. São três trilhas formativas:

·      Trilha 1: Formação das crianças e adolescentes entre 11 e 13 anos nas áreas de tecnologia (robótica), economia criativa, música, artes e sustentabilidade.

·      Trilhas 2 e 3: Formação de adolescentes e jovens a partir dos 14 anos de idade nas áreas da tecnologia, empreendedorismo e economia criativa, inglês instrumental, formação cultural, humana e cidadã, desenvolvendo competências técnicas e socioemocionais, e aproximação com as empresas do setor de tecnologia e inovação da cidade inserindo os jovens no mundo do trabalho.

A solução proposta pelo Programa Pode Crer é promover a formação desses adolescentes e jovens, aproximando-os do ecossistema de inovação e tecnologia, e dos espaços educativos e culturais (Centros de Inovação Social), e, desta forma, contribuir na redução da desigualdade de oportunidades e no alcance da justiça social.

O Programa constrói uma conexão entre a necessidade das empresas de tecnologia e economia criativa em contar com pessoas preparadas, e a importância de melhorar o nível de educação e da capacidade de geração de renda das comunidades da periferia da Grande Florianópolis.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A volta da Carestia!

A carestia nada mais é que a elevação de preço acima do valor habitual, que leva à escassez de determinado produto e ao encarecimento do custo de vida. Para quem pensa que a comparação pode ser exagerada uma referência importante: a inflação teve alta rec

Iludidos na rede

Os algoritmos das redes sociais não diferencia o que é verdadeiro ou falso, por isso segue fazendo vítimas entre os mais fanáticos defensores das resenhas negacionistas.

Projetos Vencedores

Projetos Vencedores! Serão beneficiados pela SCGÁS os projetos Socioambientais “Promovendo a Biodiversidade e a Educação Ambiental do Loteamento Margem Esquerda” e o “Comunidade Brincar”

Mulheres do Nosso Bairro

A crise levou empregos, negócios, oportunidades — e, como se não bastasse, trouxe para perto o fantasma da violência doméstica. Sim, o cenário é difícil. Mas a força feminina é muito maior! Mulheres Mulheres do Nosso Bairro é um projeto que acelera talen

Gargalhada Macabra

Mais de 604 mil mortes e 20 meses depois do início do pesadelo que está sendo a pandemia, o Congresso, que assistiu inerte e aos abusos e a enxurrada de notícias falsas que prejudicam o combate ao coronavírus, começou a leitura do relatório da CPI da Covi

Procurando emprego?

Empresas de tecnologia de SC abrem mais de 400 vagas de trabalho. A maioria das oportunidades são para home office.

Pode crer!

O programa oferece formação profissional para os jovens da periferia e mostra que eles são uma oportunidade para a cidade que carece de profissionais no setor de tecnologia. Então, vamos aproveitar esse capital social?

Troca de Comando

Vanir Zanatta assume a presidência da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC, destacando metas de internacionalização e fortalecimento político e institucional.