Portal Making Of

Prototipando a Quebrada: captação e formação de novos talentos para o setor de tecnologia

Prototipando a Quebrada: captação e formação de novos talentos para o setor de tecnologia
Prototipando a Quebrada / Foto Divulgação.

E se a gente formasse a próxima geração de profissionais de tecnologia? Um projeto para captação e formação de novos talentos rumo a inclusão social e tecnológica dos jovens de Florianópolis.

E se a gente formasse a próxima geração de profissionais de tecnologia?

Essa é a pergunta de partida e o objeto de trabalho do Prototipando a Quebrada – PAQ, um projeto social de educação tecnológica que acontece nos espaços de sensibilidade social da área metropolitana de Florianópolis desde 2018. Jefferson Lima, o “Jeff”, CEO e Fundador do PAQ, idealizou a iniciativa a partir de uma vontade sua de ensinar robótica para crianças e adolescentes de comunidades.

Em setembro mais um importante passo foi dado pelo PAQ em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia – Acate para captação e formação de novos talentos para empresas do setor de tecnologia. A aula inaugural de formação de jovens aprendizes do projeto foi realizada no Centro de Inovação Acate Primavera.  Jeff aponta que pretende expandir o alcance do projeto: “A turma aberta em parceria com a Acate tem a participação de 15 jovens, moradores do norte da ilha, que passarão por um processo de imersão com a duração de 6 semanas. A ideia que temos é espalhar mais unidades e espaços de formação de jovens para que eles possam ter um primeiro contato com a tecnologia”, conclui.

O Prototipando a Quebrada já formou mais de 200 jovens e impactou mais de 540 famílias. O projeto atua em diversas frentes de educação, entre elas a inserção de crianças e adolescentes no universo da tecnologia, através da jornada PAQ 1.0. No PAQ 2.0, forma-se jovens para aprendizagem profissional em empresas de tecnologia. O projeto é também uma oportunidade para empresas que, por lei, precisam contratar jovens de 14 a 18 anos para a aprendizagem, se conectarem a esses talentos, além de apoiarem causas de impacto social.

A primeira turma do PAQ em parceria com a Acate é patrocinada pelos recursos obtidos através da venda do livro “Ponte para Inovação”, dos autores e organizadores Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio. Toda a renda da comercialização do livro está sendo revertida em projetos de formação de talentos na área de tecnologia para pessoas em vulnerabilidade social. A construção da obra foi viabilizada a partir de patrocínios da CTG Brasil, Engie, Únilos Cooperativa de Crédito, ArcelorMittal e Invisto, com o apoio da Acate e do Sebrae Santa Catarina.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Impactos da interdição na BR-470

Impactos da interdição na BR-470. Em nota oficial, a Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) expressa

Prêmios e prisões agitam Santa Catarina

A Importância da escolha consciente nas eleições municipais Santa Catarina ganhou destaque nacional na última semana, porém, com notícias contrastantes. Enquanto os municípios de Treviso,

Acima da Meta

Nas alturas. Balneário Camboriú passa São Paulo e Rio de Janeiro e tem o metro quadrado mais caro na média de venda de imóveis residenciais

Economia Criativa

Economia criativa movimenta a capital em busca de bons de bons resultados com o “Dia das Mães”

Cobrança indevida

Ocupando os primeiros lugares como os serviços mais reclamados pelo consumidor no Brasil, as operadoras de telecom acumularam, somente em 2020, 18,3% das reclamações registradas nos Procons e na plataforma consumidor.gov.br.

Cobre catarinense

Com mais de 10 anos no mercado do cobre, a joinvilense Metal Group representa, aproximadamente, 9% do PIB de Joinville, em termos de faturamento.

Missão Imóveis de Luxo

Diretores e gerentes regionais de construtora viajaram a Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, para um roteiro de visitas técnicas, reforçando o know-how catarinense para a construção de imóveis de luxo. Lembrando que apesar da crise este é um mercado em franco crescimento no país.