Portal Making Of

Qual é a função do Supremo Tribunal Federal mesmo?

Qual é a função do Supremo Tribunal Federal mesmo?
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

A função institucional fundamental do STF é servir como guardião da Constituição Federal de 1988, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça a suas provisões. Cabe ao STF fiscalizar as ações dos poderes Executivo e Legislativo, garantindo que estes atuem dentro da constitucionalidade. De suas decisões não cabe recurso a nenhum outro tribunal. O STF é considerado um poder moderador e um dos pilares da democracia. Qualquer cidadão tem o direito de opinar sobre as decisões dos ministros, no entanto, as ameaças de invasão às instalações físicas e de morte aos membros da corte são consideradas crimes e passíveis de penalidades, assim como o não cumprimento de suas decisões.

Liberdade de expressão é uma coisa, mas atentar contra o STF e seus membros é crime. Sobre isso, Luiz Fux, Presidente do STF, disse em pronunciamento, após o discurso do Presidente Jair Bolsonaro nas manifestações do dia da Independência: “Ofender a honra dos ministros, incitar a população a propagar discursos de ódio contra a instituição do Supremo Tribunal Federal e incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas e ilícitas, intoleráveis, em respeito ao juramento constitucional que fizemos ao assumirmos uma cadeira nesta Corte. Infelizmente, tem sido cada vez mais comum que alguns movimentos invoquem a democracia como pretexto para a promoção de ideais antidemocráticos”. 

Para relembrar fatos recentes da história brasileira, muitos dos que hoje pedem o fechamento do STF e a “cabeça” dos ministros da Suprema Corte, são os mesmos faziam campanha para Joaquim Barbosa, ex-Ministro e Presidente do STF, ser Presidente do Brasil, isso no Governo do PT. Esses mesmos também exaltavam na época os editoriais do principal telejornal do país, mas hoje estão em campanha aberta contra a emissora e o mesmo telejornal. A memória é curta e a coerência depende do lado que você se sente representado, mesmo que seja num manifesto antidemocrático. O que pode limitar o trabalho do Presidente é a Constituição do Brasil, que está acima de todos, não o STF. A democracia ainda é o melhor caminho. Posição reiterada por Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em resposta aos atos antidemocráticos que marcaram a semana, disse que “A democracia tem lugar para conservadores, liberais e progressistas. O que nos une na diferença é o respeito à Constituição, aos valores comuns que compartilhamos e que estão nela inscritos. A democracia só não tem lugar para quem pretenda destruí-la”.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Troca de Comando

Vanir Zanatta assume a presidência da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC, destacando metas de internacionalização e fortalecimento político e institucional.

Pode crer!

O programa oferece formação profissional para os jovens da periferia e mostra que eles são uma oportunidade para a cidade que carece de profissionais no setor de tecnologia. Então, vamos aproveitar esse capital social?

Crise hídrica! Vai faltar água?

O Brasil amarga a maior crise hídrica dos últimos 91 anos. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, os reservatórios das regiões Centro-Oeste e Sudeste, atuam com apenas 23,01% de sua capacidade. Santa Catarina também segue em estado

Crise de desabastecimento! Vai faltar comida?

O Presidente Jair Bolsonaro afirma que o Brasil pode enfrentar crise de desabastecimento em 2022 por falta de fertilizantes. Segundo ele, um dos principais efeitos da falta de produtos, se nada for feito, será o aumento de preços, ou seja, mais inflação à

Ciência por um fio

A ciência está tão incorporada ao dia a dia que pode passar despercebida. O uso corriqueiro e cotidiano fazem da ciência “algo trivial”, porém quanto mais trivial for o uso, maior o impacto na vida das pessoas. Como seria viver nos dias de hoje sem a lâm

A Volta dos Espetáculos

Dos impactos da pandemia no segmento de shows e eventos ao primeiro evento oficial com público nos teatros estaduais do Estado.

Arte e Empreendedorismo no Morro da Mariquinha

No Morro da Mariquinha está a maior Galeria de Arte Urbana de Santa Catarina e a 4ª maior do Brasil e agora mais uma ação do Projeto Cidade Invisíveis promove ação para desenvolver o empreendedorismo na comunidade.

De olho no futuro

De olho no futuro! Destaque em energia limpa, incentivo a projetos ambientais, cooperação em TI e jovens inovadores.

Universidade em dose tripla

165 Pesquisadores da UFSC entre os melhores da América Latina, destaque entre os Brics e tecnologia inédita.