Portal Making Of

Taxa de óbitos por covid é 47 vezes maior entre idosos não imunizados em SC

[ad_1]

Taxa de óbitos por covid é 47 vezes maior entre idosos não imunizados em SC

Foto: Ricardo Wolffenbüttel /Secom

Estudo realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), com dados de novembro de 2021 a janeiro de 2022, aponta que o risco de hospitalização e morte é maior entre pessoas não vacinadas ou que estão com a vacinação incompleta quando comparadas aquelas que receberam o reforço. Durante o período ocorreram 871 mortes por Covid-19 no estado.  

A taxa de óbitos em idosos não vacinados ou com vacinação incompleta foi 47 vezes maior do que naqueles que receberam a dose de reforço. No período, a taxa na população acima de 60 anos que ainda não se vacinou ou se encontra com a vacinação incompleta foi de 836,4 óbitos por 100 mil pessoas vacinadas. Entretanto, quando se observa a taxa de óbitos entre os idosos que completaram o esquema e receberam a dose de reforço, a taxa de óbito cai para 17,7 óbitos por 100 mil pessoas imunizadas.

Já em relação aos adultos (18 a 59 anos), a taxa de mortalidade entre os não vacinados ou com vacinação incompleta foi 39 vezes maior do que naqueles que receberam a dose de reforço. A taxa de óbitos é de 27,3 óbitos por 100 mil pessoas entre os que não têm o reforço, contra 0,7 óbitos por 100 mil pessoas entre aqueles com esquema vacinal completo mais a dose de reforço.

O estudo aponta ainda que a taxa de hospitalização por Covid-19 na população acima de 60 anos que ainda não se vacinou ou se encontra com a vacinação incompleta foi de 1.567,8 casos por 100 mil pessoas vacinadas. Já quando se observa a taxa de hospitalização entre os idosos que completaram o esquema e receberam a dose de reforço, a taxa de hospitalização cai para 50,2 por 100 mil pessoas imunizadas. Isso representa um risco 31 vezes maior nos não completamente vacinados do que nos que receberam o reforço.

Em relação à população adulta (18 a 59 anos), a taxa de hospitalização por Covid-19 foi 20 vezes maior entre a população não vacinada ou com vacinação incompleta (116,0 casos por 100 mil pessoas) quando comparada com a população que completou o esquema vacinal mais a dose de reforço (5,9 casos por 100 mil pessoas).

No estado, 1.110.860 idosos com 60 anos completaram o esquema primário de duas doses. No entanto, apenas 651.489 idosos receberam a dose de reforço. São cerca de 459 mil idosos atrasados para receber a dose de reforço. O resultado tem se refletido nos últimos dias no aumento da taxa de ocupação de leitos hospitalares e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) respiratória em todo o estado, ocasionando também no aumento da mortalidade nesse grupo.

O estado teve um aumento de 68% nas hospitalizações de SRAG por Covid-19 em relação a última semana de 2021 (26/12 a 01/01/2022), passando de 221 para 641 na semana de 16 a 22 de janeiro.

[ad_2]

Source link

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

ND Rádio estreia nesta terça

[ad_1] Foto: Divulgação/Gustavo Brünning/ND Nesta terça-feira, 1º, estreia a ND Rádio, a primeira plataforma de áudio do Grupo ND em Santa Catarina. Com acesso gratuito,

Memória afetiva na Charcutaria, com Yuli Mello Dugaich

A história do convidado da coluna dessa semana seria quase impossível de acontecer não fosse uma determinação avassaladora para dar um basta em tudo e recomeçar sem medo, na procura do lugar certo para se encaixar.

NO ACENDER DAS LUZES

Não são poucos os governantes que no apagar das luzes, quando não reeleitos, cometem todo tipo de desmando e deixam os cofres vazios e projetos

ARTE E TECNOLOGIA NO MADI EM FLORIPA

Muito animador quando a cidade é pensada para o futuro, sem esquecer suas origens, juntando legados e unindo gerações. Florianópolis, ou a “Ilha do Silício”,

JARDIM DE MARTE

No ano marcado pelo centenário da Semana de Arte Moderna, provocações e reflexões sobre este movimento emergem no imaginário e na prática de artistas contemporâneos. 

O CASAL DA ARTE URBANA

Na coluna da semana passada falei de forma geral sobre o Festival Street Art, o festival que deixa o Centro de Floripa ainda mais humano

MOVLAB EXPERIENCE 2022

O MovLab Experience é um movimento que junta diferentes talentos da produção de conteúdos, numa efervescente arena de trabalho e descontração. Lugar onde todos se

A HORA DA ESTRELA

O musical “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa”, baseado em obra da escritora Clarice Lispector, chega a Florianópolis neste sábado, dia 29