Portal Making Of

Um novo ano letivo de experiências e transformações

[ad_1]

Um novo ano letivo de experiências e transformações

Foto: Reprodução/Pixabay

Por Mariana Datria Schulze*

As lembranças que uma escola proporciona são uma constante nas mais diversas histórias de vida. Sejam elas boas, não tão saudosas ou ainda formadas a partir do fato da ausência do acesso à educação, falar deste espaço, a qualquer tempo, é resguardar um patrimônio inestimável.

Talvez esse seja o motivo de a preparação para o início do ano letivo ser, pelos olhares dos pais e pelas mães que observam suas crianças, seus adolescentes e jovens adultos, um momento nostálgico — quem sabe até com uma pitada fantasiosa.

É um retorno a cenas, cores, cheiros, rotinas, personagens que habitaram esse período de suas vidas e que ainda fazem parte, de uma forma ou de outra.

Podemos pensar que décadas e gerações se encontram em alguns breves segundos. De um lado, se percebe aquilo que foi ou poderia ter sido vivenciado, desejam e festejam as conquistas da mesma forma que sentem o peso dos desafios e dos esforços que são impostos.

Por outro, se vê a frente de tantas possibilidades, se entusiasmam com as impressões que receberam e se preocupam com as que deixarão aos pares, se imaginam e constroem seus horizontes mais amplos e mais distantes.

E esse encontro, tão mágico e potente, é assustador e inquietante para ambos os lados, afinal, são expectativas e medos com dimensões nem sempre nítidas.

Contudo, se for possível uma sugestão, lembrem-se que essas marcas, todas elas, as que abrem sorrisos e as que apertam o coração, fizeram e fazem parte do que você é.

Permitir que isso seja sentido e compreendido por quem está na trajetória é tomar uma posição de cumplicidade e de esperança para a responsabilidade que envolvem a construção de memórias daqueles e daquelas que, daqui alguns anos, contarão as suas versões das cenas, das cores e dos cheiros.

 

*Mariana Datria Schulze é psicóloga e colaboradora do Conselho Regional de Psicologia de SC

 

[ad_2]

Source link

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

No ponto a ponto de Nara Lisboa

O inverno já tinha chegado na Europa, era uma manhã gelada na França, com neve, pouco movimento nas ruas e muito aconchego dentro das casas. Foi assim que ela descreveu o dia na cidade onde mora, Montluçon, a 300 quilômetros de Paris.

FLORIPA UBER BALADA

Não fique surpreso se você acionar o aplicativo de transporte e chegar uma balada quase completa.

ARTE E TECNOLOGIA NO MADI EM FLORIPA

Muito animador quando a cidade é pensada para o futuro, sem esquecer suas origens, juntando legados e unindo gerações. Florianópolis, ou a “Ilha do Silício”,

JARDIM DE MARTE

No ano marcado pelo centenário da Semana de Arte Moderna, provocações e reflexões sobre este movimento emergem no imaginário e na prática de artistas contemporâneos. 

O CASAL DA ARTE URBANA

Na coluna da semana passada falei de forma geral sobre o Festival Street Art, o festival que deixa o Centro de Floripa ainda mais humano

MOVLAB EXPERIENCE 2022

O MovLab Experience é um movimento que junta diferentes talentos da produção de conteúdos, numa efervescente arena de trabalho e descontração. Lugar onde todos se

A HORA DA ESTRELA

O musical “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa”, baseado em obra da escritora Clarice Lispector, chega a Florianópolis neste sábado, dia 29

MARIA RITA INTIMISTA

Depois de uma passagem arrasadora no último Rock In Rio, que continua reverberando junto ao seu público e aos grandes conhecedores de música, Maria Rita