Portal Making Of

Black Friday: faturamento do e-commerce atinge R$ 5,4 bilhões

Black Friday: faturamento do e-commerce atinge R$ 5,4 bilhões
Pixabay

A Black Friday foi concluída com um faturamento total de R$5.419.476.903,00 bilhões – um crescimento de 5,8% em faturamento na comparação com o resultado do ano passado, de acordo com levantamento realizado pela Neotrust a partir do número total de compras realizadas via e-commerce, capturados desde o primeiro minuto de quinta-feira, 25, até 23h59 de sexta-feira, 26. 

A edição 2021 da Black Friday encerrou as 48h monitoradas com um volume de 7,6 milhões de pedidos, 0,5% abaixo do desempenho registrado na quinta-feira e sexta-feira de 2020. Já o tíquete médio nacional das compras foi de R$711,38 (6,4% superior a 2020).

De acordo com projeção da ClearSale, empresa referência em antifraude, o valor de fraudes evitadas até 23h da sexta-feira foi de R$ 66.304.658,05.

Na análise da Head de Inteligência da Neotrust, Paulina Gonçalves Dias, o faturamento no e-commerce apenas na sexta-feira foi de pouco mais de R$ 4 bilhões, 4,5% acima do faturamento de 2020.

“Esse faturamento foi abaixo do que estávamos projetando. Teve performance abaixo do que foi a quinta-feira, que teve crescimento de 10%. Em número de pedidos, na sexta-feira, tivemos 5,2 milhões de pedidos. Isso representa 2,4% abaixo do que tivemos em 2020. O pico de vendas ocorreu entre 10h e 14h de sexta-feira”, comenta Paulina.

“Em 2021, assim como em outros anos, o cartão de crédito manteve-se como a principal forma de pagamento. Observamos a perda de participação do uso do boleto bancário em 4 pontos percentuais (p.p.) como forma de pagamento, enquanto PIX e carteiras digitais ganharam espaço. O PIX, entretanto, não teve a performance esperada, o que pode estar relacionado à data da Black Friday, já no final do mês, o que tem um impacto no bolso do consumidor para compras à vista”, acrescenta a Head de Inteligência da Neotrust.

As categorias que mais tiveram destaque foram: moda e acessórios, em primeiro lugar; beleza e perfumaria, telefonia, eletro-portáteis — segmento que entrou no ranking pela primeira vez –, e eletrodomésticos, respectivamente. O Sudeste foi o líder em participação do e-commerce em 2021, seguido pelo Nordeste (16%), Sul (14%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).

Ainda conforme mostra a análise da Neotrust, a faixa etária dos 26 aos 35 anos foi a que mais realizou compras (35%). Entre 36 e 50 anos o registro foi de 34%. Os menores índices foram registrados entre a amostragem de até 25 anos (17%) e do grupo com mais de 51 anos (14%).

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Overdose eleitoral

Ainda faltam trinta dias para o primeiro turno das eleições de 2024 e nossos ouvidos já estão saturados de campanha eleitoral. Há um acúmulo de

O Twitter nosso de cada dia

O Twitter com certeza não é fundamental em nossas vidas, mas a falta dele deixa um vácuo para quem é assíduo nas redes sociais. E

Campanha eleitoral não empolga no início

Como sempre o interesse pela campanha eleitoral começa mínimo, os analistas atuam com a devida cautela porque faltam elementos de avaliação: sem uma pesquisa eleitoral

O telejornalismo faz de conta

Uma das profissões mais facilitadas neste momento do telejornalismo é a chefia de reportagem. Não em todas as redações, é verdade, pode ser que o

Comentaristas amadores

Até certa parte da cobertura da Olimpíadas, a presença de inúmeros comentaristas amadores, ex-atletas, foi um diferencial positivo para a Globo e os canais SporTV.

A não notícia está no ar

Que existe uma nova maneira de ler e apreciar o que é notícia, já estamos sabendo diante do gigantismo das redes sociais e dos vários

Nossa Olimpíada de poucas vitórias

O colega Paulo Brito calculou em um texto da semana passada que 100 milhões de reais são destinados ao investimento em esporte, extraídos de verba

Notas olímpicas

É irresistível – para quem tem tempo – ficar diante da TV e anotar os erros e equívocos do time de microfone. Até a coluna

TV em baixa de audiência

A televisão aberta brasileira segue o modelo norte-americano em relação ao formato e o comportamento da audiência: a queda é substancial em relação ao streaming

Anotações eleitorais

A eleição em Florianópolis, mais representativa por ser a capital, terminou em primeiro turno com uma vitória significativa do prefeito Topázio Neto. Ela se deu,

O último locutor

Ao se despedir do Jornal Nacional em 1996, depois de 26 anos de bancada, Cid Moreira encerrava também um capítulo importante dos telejornais:  a aposentadoria

Quem vai suceder Moacir Pereira?

Ao colocar ponto final na longa carreira de 60 anos, Moacir Pereira encerra um momento importante no colunismo político. Muito antes da internet, quando os

Ao mestre com carinho

Ruy Carlos Ostermann acaba de completar 90 anos de idade. Professor de Filosofia, originalmente, aplicou seus conhecimentos para inovar os textos dos comentários esportivos durante

Segue a luta no front eleitoral

A campanha eleitoral segue o curso normal sem grandes percalços. Os “motes” são os mesmos na Capital, o prefeito candidato à reeleição enfatizando suas obras,

Paciente 334

No dia da conscientização da importância em doar órgãos, faço este texto muito pessoal. Pode ser que ele represente também o que pensam as 884

A eliminação de Boninho

A demissão de Boninho na sexta-feira 13, dia da semana em que as grandes empresas demitem funcionários graduados para esvaziar a repercussão no fim-de-semana, inaugurou