O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho esta empreendendo no ramo de bebidas. E acaba de lançar uma cachaça super premium, batizada de R10 (foto).
Produzida pelo Engenho Don Tapparo, no interior paulista, a bebida foi envelhecida por dez anos em barris de carvalho americano e europeu. Não há informações sobre as características sensoriais da bebida, mas a garrafa é um destaque à parte: lembra um diamante ou bola de futebol – dependendo do ângulo em que é vista.
De cara nova
Havana Club renovou a identidade de sua coleção de runs premium. As novas embalagens do Selección de Maestros, Gran Reserva Añejo 15 Años e Máximo Extra Añejo mantém a aura da marca, mas trazem um toque maior de sofisticação, procurando posicionar o produto no mercado de alto padrão (foto).
“Cada garrafa da Coleção Icónica encapsula a maestria da fabricação do rum cubano, um legado agora reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade”, diz Asbel Morales, destilador mestre da Havana Club.
Apesar do burburinho, o produto e para poucos. As novas garrafas estão disponíveis apenas para revendedores especializados por 59, 209 e 2mil e 500 Euros, respectivamente.
Na Telinha
Johnnie Walker embarcou na onda da série Roud Six, exibida pela Netflix, e está lançando uma edição especial. O blended whisky 12 anos tem como grande diferencial a roupagem: o icônico The Striding Man do rótulo abandona o tradicional fraque, cartola e botas e veste um moleton verde, tal qual o utilizado pelos personagens da série.
É um lote para colecionadores (foto). São apenas 456 garrafas numeradas – uma alusão ao número de participantes da série – que podem ser encontradas apenas nos mercados norte-americano, europeu e asiático.
Acidez premiada
Realizada no começo do mês, a 4ª Copa Cerveja Brasil reconheceu uma cerveja catarinense. A Alma Mater, produzida pela Stannis, de Jaragua do Sul (foto), recebeu a medalha de ouro e foi considerada a “Best of Show” – a melhor entre as melhores do concurso. Realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) a 4ª Copa Cerveja Brasil reuniu no total (considerando as seletivas regionais) 1.060 amostras de cerveja.
A cerveja do estilo lambic (estilo belga, com fermentação espontânea e um toque ácido) foi produzida a partir de uma blond ale fermentada com um mix de leveduras convencionais e selvagens. O produto pode ser adquirido pelo e-commerce da Stannins e a garrafa de 375 ml custa quase R$ 80.
Outras duas cervejas da Stannis também foram premiadas no evento: a White Rose (ouro) e a Mother Gaia (bronze). O Omas Haus Brewpub, de Blumenau, conquistou um ouro na categoria fruit beers com a Caindo Cajú Pelos Bolso.
Curtas:
– O Rabo de Galo (foto) foi incorporado à lista dos melhores drinks do mundo, elaborada pela Associação Internacional de Bartenders. A bebida é uma criação da italiana Cinzano, que se instalou no Brasil na década de 1950, como uma forma de popularizar o consumo de vermute no país. A lista da Associação Internacional de Bartenders tem apenas outro drink brasileiro: a caipirinha. A receita original do Rabo de Galo leva uma dose de vermute escuro e duas de cachaça branca.
– Justiça paulista proibiu a comercialização do vinho Putos (foto), produzido e distribuído por encomenda dos humoristas Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho. O motivo: uma possível associação ao famoso e caríssimo Château Petrus. Na sentença, a juíza Larissa Tunala considerou que o rótulo do Putos “desabona e imita” a marca francesa, associando-a a uma expressão considerada obscena – ponto que a coluna havia sinalizado quando do lançamento do vinho, em 2022. Nas redes sociais o humorista Danilo Gentili sugeriu que a imbróglio teria outros motivos. “O vinho foi proibido simplesmente porque além de ter sido um dos vinhos mais vendidos do país também era meu”.
– Produtores de destilados já podem se inscrever na 14ª. edição do New Spirit, promovido pela Expocachaça. Evento é um dos mais tradicionais do país e combina concurso com feira de negócios. E está programado para agosto de 2025, em Belo Horizonte.