Portal Making Of

Casamento às cegas, estreias da semana e o ator que ameaça o Oscar de Cillian Murphy

Cena tradicional na hora de pedir a candidata em casamento (Foto: Divulgação/Netflix)

O amor é cego no mundo inteiro?

Depois da edição anterior sobre o BBB, hoje o reality polêmico  da vez é “Love is blind” ou, no Brasil, “Casamento às cegas”. Para quem desconhece o formato, é mais ou menos assim: homem e mulheres, em busca de um grande amor, ficam em cabines separadas, conversando sem se verem. Depois, cada um/uma escolhe seu favorito. Aí, ainda sem se verem, mas já se mostrando apaixonado, o pretendente  pede a escolhida em casamento. Só então, a dupla se encontra fisicamente, em meio a beijos, abraços, entrega de anel… Às vezes, dá errado, e nota-se na expressão facial que o candidato (a) a marido/esposa não era o esperado. O próximo passo e irem todos os casais para um lugar paradisíaco, onde se divertem, namoram e dividem uma suíte durante alguns dias.  Calma, não acabou! A etapa seguinte é morarem juntos por um breve tempo. É quando surgem diferenças, farpas, DRs, depois se acertam ou não. Raramente, alguém desiste antes de chegar ao altar (mas acontece), e só lá, na hora da cerimônia, com direito à presença da família e vestido de noiva, que ele/ela dirão sim ( ou não). Se o casamento que aconteceu apenas poucas semanas depois de se conhecerem garante que serão felizes para sempre, só Deus sabe. Ou, melhor, o público até fica sabendo no episódio do reencontro, onde eles contam se ainda estão juntos, lavam roupa suja etc…

Fico imaginando a reunião de brainstorm  de onde surgem essas ideias !O formato original de “ Love is blind” é norte-americano e estreou no início da pandemia, o que ajudou no sucesso do reality. Nos EUA já são seis edições. Logo, outros países ganharam suas versões: Japão e Brasil. O mais recente é o “Amor às cegas” Suécia e os próximo será o da Argentina. Para quem ficou curioso: o comportamento e reações dos participantes são sempre parecidos, independente da nacionalidade.

Por onde passa, o reality faz sucesso. No Brasil, a Netflix se prepara para lançar a quarta temporada, sempre com apresentação do jovem casal global Camila Queiroz e Klebber Toledo. A novidadezinha da nova edição é que os participantes serão pessoas divorciadas, recém-separadas e que já tiveram um noivado fracassado em seu currículo. Até agora, o reality tornou-se um fenômeno de audiência em streaming no país.

Achou interessante? Achou bizarro? Continua valendo aquela moral da história sobre o BBB: gosto é gosto.

________________________________________________________________________

Estreias nas plataformas

Prime

Sr. & Sra. Smith – 1ª temporada (02/02) – EUA

Muita gente deve lembrar do filme de mesmo nome com Brad Pitt e Angelina Jolie na pele do casal de espiões, até porque foi durante as gravações que os dois ícones iniciaram o romance que os levaria ao casamento. Agora, quase 20 anos depois, chega uma nova versão dessa história em formato seriado, com Donald Glover ( da série ‘Atlanta’) e Maya Erskine na pele da dupla de espiões. Para nós um atrativo a mais: a presença de Wagner Moura no elenco. A trama traz mudanças  no roteiro em relação ao filme de 2005, além de agregar novos personagens.

 

Los enviados – 1ª temporada – 08 episódios – México/Espanha

A série “Os Enviados” é um bom entretenimento, embora com algumas situações forçadas no roteiro. A trama gira em torno de Simón Antequera  e Pedro Salinas , dois padres pouco convencionais que fazem parte de uma força de elite liderada pelo Vaticano para corroborar ou não a veracidade dos milagres. Enviados da Itália para a cidade mexicana de San Acacio, a dupla deve investigar as supostas ações milagrosas de Rafael Quintana, um curandeiro que desapareceu poucos dias antes de sua chegada, sem deixar quaisquer vestígios. Em sua busca pela verdade, Simón – o padre galã e pouco ortodoxo – e Pedro  – o padre certinho – vão ter sua fé levada ao limite. O nome que assina a criação – e também a direção de alguns episódios – é bem conhecido dos cinéfilos: Juan José Campanella, o diretor argentino do oscarizado “ O segredo dos seus olhos”.

A 2ª temporada também já está disponível.

________________________________________________________________________

Star+

A morte entre outros mistérios – 1ª temporada – 10 episódios

A série vai um pouco na linha da bem sucedida “Only murders in the building” (Star+), mas menos engraçada. De qualquer forma, mistura suspense e humor, ao colocar um grupo de ricaços em um navio de luxo, onde acontece um assassinato. Entre os passageiros está aquele que já foi considerado “o melhor detetive do mundo”, cuja carreira teve uma queda quando não resolveu o caso do assassinato da mãe da jovem Emogene, que também está no navio. Depois de ‘ lavarem roupa suja’, os dois se unem para encontrar o verdadeiro criminoso, pois Emogene pode ser considerada suspeita pela Interpol que também sobe no barco para investigar. O detetive Rufus é interpretado por Mandi Patinkin, conhecido por ‘ Homeland’ e ‘ A princesa prometida’, tendo Violett Beane, de  ‘ The Flash’ no papel de Emogene.

________________________________________________________________

Destaques nos cinemas

Pobres criaturas – direção : Yorgos Lanthimos – 2023

O novo filme do grego Lanthimos o coloca pela quarta  vez na corrida de um Oscar. Seu maior sucesso até agora tinha sido “A Favorita”, que rendeu o Oscar de Melhor Atriz à Olívia Colman. Em “Pobres Criaturas”, Emma Stone – que também produziu o filme – é Bella Baxter, trazida de volta à vida, após seu cérebro ser substituído pelo do filho que ainda não nasceu. A trama se passa na Era Vitoriana e tem referência no clássico Frankenstein. O cientista criador, Gowin Baxter, é interpretado por Willem Dafoe. Um dia, sua criatura foge com um advogado e viaja pelos continentes, exigindo igualdade e libertação. O filme  de Lanthimos está concorrendo a onze Oscars. (Veja o trailer)

 

 

Folhas de Outono – direção: Aki Kaurismäki – 2023 – Finlândia

Esse filme finlandês recebeu o Prêmio do Júri no prestigiado Festival de Cannes. A trama: ambientado na atual Helsinki, Folhas de Outono conta a história de Ansa e Holappa, duas almas solitárias cujo encontro casual em um bar de karaokê enfrenta vários obstáculos. De contatos perdidos a endereços errados, alcoolismo e um charmoso cachorro de rua, o caminho da dupla para a felicidade é tão agridoce quanto delicioso.

 ________________________________________________________________

Quem é o ator que ameaça o Oscar de Cillian Murphy

Quando parecia que todos os prêmios de melhor ator do ano iriam para o irlandês Cillian Murphy por sua atuação em “Oppenheimer, eis que surge um desmancha prazeres e leva o importante Critics Choice Awards na categoria, por seu trabalho em “Os Desajustados”, de Alexander Payne. O norte-americano, Paul Giamatti, vai fazer 57 anos, iniciou no teatro, não tem cara de galã e já fez dezenas de filmes, nem sempre como protagonista.  Ator versátil, Giamatti se reveza entre a comédia e o drama, sendo bastante conhecido por “ Sideways- Entre umas e outras”(2004) e pela série histórica “John Adams”, que lhe deu um Globo de Ouro. Na TV fez a ótima “Bilions” (Netflix) e atualmente “ 30 Moedas” (HBO). Além do Critics Choice, Paul empatou com Cillian esta semana no Kansas Film Critics Awards. Os dois dividiram o prêmio de Melhor Ator de 2023. Pode-se considerar que há uma nuvem escura no céu azul de Cillian Murphy ? Uma coisa que pesa a favor do americano é a simpatia, enquanto seu colega é famoso pela cara de tédio nas entrevistas e por desprezar as redes sociais. Mas, o irlandês está no filme mais premiado da temporada, “Oppenheimer”, no papel título. E aí, quem leva o Oscar de Melhor Ator de 2023?

Saberemos em 10 de março, queridos leitores.

________________________________________________________________________

*Fotos: Divulgação/Reprodução

 

THE END

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: