Portal Making Of

Crise hídrica! Vai faltar água?

Crise hídrica! Vai faltar água?

O Brasil amarga a maior crise hídrica dos últimos 91 anos. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, os reservatórios das regiões Centro-Oeste e Sudeste, atuam com apenas 23,01% de sua capacidade. Santa Catarina também segue em estado de alerta. 

Com a diminuição das chuvas, inclusive no período em que deveriam ter ocorrido com mais frequência e volume, as termelétricas a carvão são acionadas para auxiliar o sistema país afora, já que as hidrelétricas não conseguem sustentar o consumo, causando o encarecimento da conta de energia e provocando rodízios no abastecimento de água, na tentativa de diminuir o uso e evitar apagões e a suspensão do fornecimento de água por longos períodos.

Estudos feitos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp mostram que nas últimas décadas há um déficit de chuvas, com relação direta ao aquecimento global. Em outro estudo mais recente e inquietante, pesquisadores temem que até o fim do século 21, as chuvas no hemisfério sul diminuam em até 30%.

Não adianta ligar para São Pedro pedindo chuva e fechar os olhos para o desmatamento, as queimadas, a destruição desenfreada da natureza. O meio ambiente devolve os cuidados recebidos com abundância e a falta desses cuidados com a escassez ou os temidos desastres ambientais. Se a exploração e o lucro pretendido é no curto prazo, as consequências também chegam no curto prazo. Na última semana, o temor do Presidente Jair Bolsonaro era a crise de desabastecimento provocada pela falta de fertilizantes. Ele que fique atento, pois a crise de desabastecimento também poderá ser provocada pela falta de água e energia (das hidrelétricas) provocada pelo apagão das políticas públicas.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

150 demissões em um segundo

Demitidos por algoritmo! Uma empresa demitiu pelo menos 150 funcionários, dos 450 funcionários que tinha no total, seguindo apenas a recomendação de um algoritmo.

A volta da Carestia!

A carestia nada mais é que a elevação de preço acima do valor habitual, que leva à escassez de determinado produto e ao encarecimento do custo de vida. Para quem pensa que a comparação pode ser exagerada uma referência importante: a inflação teve alta rec

Iludidos na rede

Os algoritmos das redes sociais não diferencia o que é verdadeiro ou falso, por isso segue fazendo vítimas entre os mais fanáticos defensores das resenhas negacionistas.

Projetos Vencedores

Projetos Vencedores! Serão beneficiados pela SCGÁS os projetos Socioambientais “Promovendo a Biodiversidade e a Educação Ambiental do Loteamento Margem Esquerda” e o “Comunidade Brincar”

Dax um banho

Gean Loureiro, Prefeito de Florianópolis e Presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), usou mais uma vez as redes sociais para informar a população sobre a importância das vacinas e sobre a tese de que a Ômicron pode se

Transparente, mas incompreensível

Há 3 anos na Presidência da República e caminhando para o terceiro ano da pandemia, a gestão de Jair Bolsonaro continua transparente, mas ainda “incompreensível”.

Cuidado com o golpe do consignado

Que tal abrir o seu extrato do INSS para checar os proventos de sua aposentadoria ou pensão e descobrir que alguém fez um empréstimo consignado no seu nome ou usou Reserva de Margem Consignável (RMC)

Aposta ou blefe?

No pôquer saber blefar pode decidir uma partida, mas como blefar contra a ciência se o cenário em relação a Covid-19 continua confirmando todas as evidências.