Portal Making Of

FABULOSA FÁBRICA DA CERVEJA

FABULOSA FÁBRICA DA CERVEJA
GramBier/Divulgação

Quem vai aproveitar o feriadão na Serra Gaúcha tem a opção de muitos roteiros eno-gastronômicos. Mas opções cervejeiras também tem aflorado por lá. Gramado, por exemplo, tem duas excelentes alterativas para conhecer a história e o processo de fabricação, degustar a cerveja e ainda se divertir em família.

A opção mais lúdica é a Fabulosa Fábrica da Cerveja. O espaço é considerado o primeiro parque temático do gênero no país e foi montado anexo à cervejaria Gram (entre Gramado e Canela). Inaugurado em novembro passado, foi inspirado na história da Fantástica Fábrica de Chocolate, do britânico Roald Dahl. O tour pela fábrica é guiado por personagens (foto) que cantam, explicam a origem da bebida e – de complemento – ainda divertem a criançada. Os passeios ocorrem em horários pré-determinados, por isso é importante agendar previamente. O ingresso inteiro custa R$ 69.


Rasen/Divulgação

Outra dica é mais tecnológica. O recém-inaugurado Bier Park é um parque temático instalado em plena Rua Coberta. O espaço é uma espécie de museu que conta um pouco da história da cerveja (foto). As visitas guiadas oferecem recursos como realidade virtual e simuladores em 4 D.  Ao final do passeio o visitante pode fazer degustações de diferentes chopps da Rasen. O passaporte custa de R$ 50 a 70 reais.

_____________________

 

EUREKA


Leo Burnett/Reprodução

Cervejaria Corona, que já vinha adotando iniciativas ecológicas como a substituição de anéis de plástico por material biodegradável, deu mais um empurrão significativo no projeto Parley for the Oceans (que procura reduzir o impacto do plástico nos oceanos).

Em parceria com a agêndia Leo Burnett, criou um sistema brilhante em que as latas se encaixam umas nas outras, dispensando a necessidade de embalagens de papel ou anéis de plástico. A espécie de rosca desenhada na latinha (foto) permite agrupar até dez latas, facilitando o transporte e armazenagem da cerveja. O vídeo mostra bem o a simplicidade e o tremendo impacto dessa inovação.

A embalagem ainda não está sendo produzida comercialmente. Por enquanto está sendo testada e apresentada em eventos como o Cannes Innovation Lions 2019.

_____________________

 

PERFIL

Portal Catalisi, que costuma analisar dados do mercado cervejeiro no Brasil marcou a inauguração da milésima cervejaria artesanal brasileira – anunciada essa semana – com um infográfico que destaca a evolução do mercado nacional.

Os dados mostram, por exemplo, que em 2019 tem sido registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (Mapa), 22 cervejarias por mês. Outro dado impactante é o crescimento – mesmo em período de retração econômica: o número de empresas quadruplicou em dez anos. Os dados estão disponíveis nesse link.

_____________________

 

NA TORCIDA


Gabriel Santana/Reprodução Instagram

O bartender Gabriel Santana, do Benzina Bar, vai representar o Brasil na final mundial do World Class Competition 2019, o maior campeonato de coquetelaria. Promovido pela Diageo, o evento final ocorre em setembro na Escócia.

Ele foi eleito no começo da semana em São Paulo durante a primeira edição do Bar Convent, congresso que reuniu as principais tendências sobre mixologia. Em um dos desafios os competidores enfrentaram o “speed challenge”, onde foi preciso preparar seis coquetéis – sorteados na hora – em seis minutos.  O concurso também exigiu criatividade dos competidores que precisaram criar dois drinks autorais. Um inspirado no Brasil e outro na Escócia – país onde vai ser disputada a etapa final. 

Gabriel Santana se destacou pelo drink que teve como referência as festas juninas. Em um copo baixo ele misturou licor de pinhão e cacau feito artesanalmente com whisky Bulleit, licor de amendoim e espuma de canjica. Vai ser a segunda vez que o paulista participa do World Class. Em 2017 ele trabalhava na Suíça e foi o representante daquele país.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

DRINK NA CASQUINHA

Não se engane. Parece sorvete mas se trata de cerveja na casquinha.

DIVÓRCIO + VINHO = CONFUSÃO

Além da batalha na justiça pela custódia dos filhos, Angelina Jolie e Brad Pitt estão em pé de guerra pela da marca de vinho criada pelo casal.

CERVEJARIA HOMENAGEIA ‘DEUS’ DO FUTEBOL

Embora tenha decidido não patrocinar a Copa América no Brasil, a Ambev está assinando uma campanha publicitária que engaja o público argentino e, de quebra, faz uma homenagem a Don Diego Maradona

SANTA PAULINA

Famosa pelos vinhos coloniais que produz, a cidade de Nova Trento demonstra que pode passar a receber plantações comerciais de uvas finas como Chardonnay, Pinot Noir e Marselan.

CERVEJA LGBTI+

A The Brooklyn Brewery está trazendo para o Brasil a The Stonewall Inn IPA, que celebra a luta pelos direitos LGBTI+.

GOD SAVE THE QUEEN

Não satisfeita em produzir vinhos, espumantes e até gins com o selo da família real, a rainha Elizabeth está lançando uma marca de cervejas especiais.

ÁGUA NO CHOPE

A Oktoberfest de Munique, maior festa da cerveja do mundo foi novamente cancelada por conta da pandemia.

O VINHO DO PRESIDENTE

O presidente Jair Bolsonaro ganhou no último domingo (21), um vinho em sua homenagem.

É O FIM DO BARMAN?

Se depender da maquininha da foto, o trabalho de barman/mixologista, pode estar com os dias contados

TOP 10

Tem cerveja brasileira na lista das mais consumidas do mundo

SELF SERVICE

Olha que ideia bacana. Um hotel inglês adotou uma solução inusitada para evitar as longas filas no bar no início do inverno Europeu

MELHOR QUE CREME DE BELEZA

Sabe o termo “conservado em álcool”? Pois a brincadeira pode ter um fundo de verdade

MITO

Cerveja e eleição. A combinação anda rendendo bons resultados para um trio de empreendedores gaúchos

GORJETA MAIS CARA

Se você costuma jantar fora, ou simplesmente tomar um drink num lugar bacana, preste atenção na trilha sonora

O GIM NOSSO DE CADA DIA

O consumo da bebida vem crescendo significativamente desde 2016 e chegou a 1,8 milhão de litros no país só no ano passado

O MELHOR DO MUNDO

Um bourbon produzido no estado de Kentucky foi considerado o melhor do mundo pelo World Whisky of the Year