O futebol apresentado não foi uma maravilha, mas o suficiente para conquistar uma importante vitória sobre o Ypiranga e colocar o Figueirense com a possibilidade de voltar ao G-8 já na segunda-feira (12) diante do Pouso Alegre. Foi uma noite sem torcida no Scarpelli, por conta da punição do STJD. O Figueirense precisava vencer para manter acesa a chama da classificação, e venceu. Desta vez a equipe correu riscos, foi para cima do adversário, soube sofrer. E era mesmo necessário, pois vem mantendo uma boa performance em casa, apesar de ainda dar muitos espaços ao adversário. Foram quatro jogos em casa, contando com este, com três vitórias e uma derrota diante do Botafogo-PB. O sistema defensivo vem atuando bem, e não é à toa que a equipe é uma das menos vazadas da competição.
Roberto Fonseca conseguiu repetir grande parte dos jogadores que já vinham atuando e seu deu bem. O gol do zagueiro Maurício aos 5 minutos deu a tranquilidade que a equipe precisava para buscar o resultado. Ele foi eleito o melhor da partida. O Ypiranga teve várias chances de empatar, colocou bola na trave, mas o Figueirense foi valente e carimbou a vitória com o gol de Gustavo França já nos acréscimos.
Discurso de quem ganha:
Aniversário
Na próxima segunda-feira, dia 12, Dia dos Namorados, o Figueirense completa 102 anos de fundação. Um grupo de amigos do antigo Bairro Figueira fundou este clube glorioso, conhecido por Furação do Estreito, detentor de 18 títulos estaduais. Uma gloria para o futebol catarinense, orgulho do ilustre torcedor Carlito, já falecido. O Figueira é o segundo clube mais antigo em atividade profissional no Estado, atrás apenas do Carlos Renaux. Merece ser reverenciado pelo torcedor, acostumado a muitas conquistas. Hoje a realidade é outra, mas tudo pode mudar, porque o Figueirense precisa estar brevemente em outro patamar. Dia 12 será especial na vida do clube.
Andrew fora
O Figueirense terá importante desfalque para o jogo diante do Pouso Alegre. O meia-atacante Andrew sofreu fratura-luxação no dedo anelar da mão direita, realizou exame de imagem que apontou fratura da falange media do quarto dedo da mão direita, além de fratura do quarto metacarpo da mesma mão. Passará por cirurgia e ficará três semanas afastados. Vai fazer falta no esquema de Roberto Fonseca.
Sessão Solene
É sempre muito bom quando não se esquece de quem foi protagonista na história do clube. O Figueirense homenageou alguns ex-atletas que participaram daquele que foi chamado “Esquadrão de Aço”. Parabéns Figueirense por reverenciar quem marcou história no clube.
Em Sessão Solene no Memorial do clube, foram homenageados Iberê Rosa, Almir Gil, Carlos Roberto, o capitão Jaílson, Caco, Luis Everton, Feijão, Land, Tião Marino (autor do gol que classificou o alvinegro) e o goleiro Da Costa.
Nome de craque
Novo reforço do Figueirense para a lateral esquerda tem nome de craque. O clube anunciou a contração de Raí, que vem para ajudar o alvinegro na campanha do Acesso. Raí Lopes de Oliveira, 23 anos, natural de São João da Barra (RJ), já defendeu Fluminense, Bangu, Confiança e Remo. Boa sorte ao Raí, que vai disputar posição com Vinícius Nucci.
Botafogo-SP
Uma decisão. Assim deve ser encarado este jogo na Ressacada, domingo, 15h30min, diante do Botafogo-SP. A situação do Avaí não permite mais tropeços em casa. Pressionado, o técnico Gustavo Morínigo terá que se reinventar para buscar uma vitória, a primeira desde que assumiu o clube. Eduardo é volta certa.
Este será o quinto confronto entre Avaí x Botafogo-SP. Duas vitórias do Leáo, um empate e uma derrota. Não há mais margem para erro. Há dúvidas na continuidade de Morínigo em caso de nova derrota.
A partida é válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro Série 2023, com início às 15h30min. Dyorgines José Padovani de Andrade-ES, será o árbitro, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires-ES e por Douglas Pagung-ES. Quarto árbitro Celio Amorim-SC. Árbitro de vídeo Carlos Eduardo Nunes Braga-RJ.