Portal Making Of

Fintech catarinense registra aumento de 1600% no uso do Pix entre MPEs

Fintech catarinense registra aumento de 1600% no uso do Pix entre MPEs
Foto: Tim Douglas/Pexels

O número de transações mensais via Pix cresceu mais de 1600% em quatro meses, desde que foi implementado como uma opção de cobrança pela fintech Asaas — empresa catarinense que oferece serviços de assistente digital focados em facilitar o fluxo de cobranças e recebimentos em micro e pequenas empresas.

A estatística reforça o futuro digital dos meios de pagamento, que vai ao encontro da realidade de rápidas mudanças tecnológicas e evolução das instituições financeiras e da experiência do cliente. Não é à toa que, menos de um ano após a oficialização pelo Banco Central, o Pix já é o segundo meio de pagamento mais utilizado no país, ficando atrás somente do dinheiro, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

“O Pix é o melhor sistema de pagamentos do mundo: ele é padronizado, obrigatório, instantâneo e de baixíssimo custo. Com isso, trouxe uma realidade sem volta para o Brasil, que não apenas acelerou a transição para um mercado financeiro digital, como também facilitou a inclusão financeira dos micro e pequenos empreendedores”, explica Piero Contezini, CEO do Asaas. A fintech, que tem uma solução completa para gestão de cobranças, pagamentos e antecipações, já transacionou mais de R$ 7 bilhões de reais pela plataforma.

De acordo com o Ministério da Economia, com a pandemia de Covid-19, mais de 3,3 milhões de empresas foram abertas no Brasil em 2020 — dentre elas, 2,6 de microempreendedores individuais (MEIs). O número, que representa um recorde histórico, deve ser superado novamente neste ano: cerca de 2,1 milhões de pequenos negócios foram abertos só no primeiro semestre de 2021, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Todos esses negócios nasceram em um cenário de necessidade de digitalização, sem espaço para aqueles que não se adequassem às mudanças tecnológicas que o país estava e está vivendo. E o Pix foi justamente um recurso adotado para enfrentar esse momento e ajudar na redução de impactos”, aponta Piero.

A 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostra que 77% dos pequenos negócios já utilizam esse meio de pagamento e que as empresas que o adotaram tiveram uma queda de faturamento menor do que aquelas que não aderiram ao novo sistema.

“As transações comerciais eletrônicas têm um alto custo devido às taxas percentuais que são cobradas pelos meios de pagamento, como as maquininhas de cartão, por exemplo. Já o custo de adesão do Pix para empresas depende da instituição financeira, mas costuma ser de apenas alguns centavos por cobrança. Também não há necessidade de equipamentos físicos: você pode receber dinheiro sem precisar de cartão, nem de conta bancária efetivamente, bastando ter um celular e uma conta em uma fintech”, reforça o CEO do Asaas.

Além do baixo custo e da facilidade de uso, outra vantagem do Pix para os empreendedores é a disponibilidade imediata do dinheiro pago, ao contrário do que acontece com opções como cartão ou boleto bancário.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A chinelada de Gabeira na apresentadora

Os apresentadores da manhã na Globo News voltaram a agitar as redes sociais, depois que Daniela Lima foi retrucada por Fernando Gabeira na semana passada.

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia

O sucesso da Raquel incomoda

Raquel Krähenbül, 41 anos, é correspondente da Globo em Washington desde 2006 e ocupa posição de destaque entre os jornalistas que cobrem a Casa Branca.

Jornalistas ou influenciadores?

A desastrada experiência da Globo colocando influenciadores em vez de repórteres na transmissão do carnaval da Sapucaí não deve evitar mais experiências semelhantes. Ela, e

Boninho, o boçal

A tonelada de críticas sobre a cobertura dos desfiles na Sapucaí fariam qualquer responsável da Globo revisar a fórmula de usar influencers em vez de

O carnaval Globeleza caiu do pedestal

A Globo trocou jornalistas por influencers durante as transmissão das duas noite na Marquês de Sapucaí e se deu mal. Recebeu uma enxurrada de críticas

Carnavalescas

Já dizia o filósofo popular Nelson Ned, “na vida tudo passa, tudo passará.” E o carnaval não foge ao dito, ele vai passando diante de

Um nova crise na CNN

A CNN Brasil não consegue passar um bom tempo sem enfrentar uma crise de bastidores. A mais recente ocorreu no mês passado, o que resultou

MB TV é destaque no campeonato

Sem grande alarde de marketing, o grande destaque em mídia do catarinense 2024 é o canal MB TV – do site de jogos MagicBet777. É

A NSC liberou geral?

Aquelas normas e conceitos que balizam o Jornalismo, e adotadas pela Globo e demais afiliadas, parece que não valem mais na NSC. Liberou geral. Tudo

A picaretagem está no ar

A Netflix apresenta documentário em três capítulos contanto a história de jovens norte-americanos que criaram uma empresa fictícia de bitcoins chamada Centra Tech. Narrada por