Portal Making Of

Mudanças

Mudanças

Mudanças

 

                            Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,

                                                Muda-se o ser, muda-se a confiança;

                                                Todo o mundo é composto de mudança,

                                                Tomando sempre novas qualidades.

                                                                               Luís de Camões

Filosofava com um velho amigo sobre o passado, quando fomos percebendo as mudanças que sofremos desde que nos conhecemos. Nada mais natural. Até podemos achar que continuamos os mesmos, mas é impossível a experiência de vida, as dores, os percalços não nos transformarem.

Fazendo uma retrospectiva, podemos começar pelo paladar. Quando criança eu não gostava de pimenta. Hoje, aprecio a comida picante. Só bebia chá, até aprender a gostar de café, já bem mais velha. Hoje, não começo o dia sem uma xícara da bebida. E ainda assim mudei no meio do caminho de preto para misturado com leite.

Essas são apenas pequenas coisas do cotidiano. Passamos por transformações maiores, fundamentais, na maneira de olhar o mundo. No meu caso, mudar de uma grande capital para outra menor, fez toda diferença. Vinha de um lugar que admira  as próprias tradições, o nível cultural, a elegância e a inteligência dos conterrâneos. Tudo fora disso era visto com certo desdém.

Aos poucos fui abandonando os preconceitos e descobrindo, na nova cidade, a delícia de ser chamada de “quirida” na padaria ou qualquer outro lugar. Já estava acostumada com esse jeito afetuoso e informal, com as conversas com estranhos, quando voltei de visita à terra natal. Ao comentar o preço do morango  com outro cliente no supermercado, fui olhada de cima abaixo com ar de “quem és tu para puxar conversa comigo?”. Entendi que eu já não era mais a mesma que saíra dali anos antes.

Afastada das minhas origens há décadas, continuo admirando a cultura, o conhecimento e a elegância das pessoas, mas – acima de tudo – aprecio a gentileza, a empatia e o jeito afável no trato com os outros. Não troco a humanidade que há nisso por nenhum diploma PhD.

_________________________________________________________________________

 

MICROCONTO DE DOMINGO

Um dos desafios do @literaturaminima vai virar livro em 2022, sob mentoria do professor e escritor Robertson Frizero.  O tema é Grandes Mulheres. Escrevi alguns minicontos, em cinqüenta palavras, homenageando algumas mulheres admiráveis. Uma delas foi Maria Callas.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Um show de realidade

Nesta edição vamos trocar as séries pelos realities shows, gênero que cada vez mais ocupa espaço, tanto na TV por assinatura, como na aberta.

Sonhos de Natal

Entrei no site dos Correios para escolher algumas cartinhas – agora online – dirigidas ao Papai Noel.

O inferno de cada um

Não sei quais minhas chances de ir para lá, mas ainda carrego resquícios de medo das severas punições reservadas aos pecadores, ensinadas durante minha infância católica.

Um baú de intenções

Estava procurando um recorte velho de jornal no baú de guardados, quando comecei a achar coisas esquecidas no tempo.

Um gosto amargo na boca

Em maio do ano passado questionei os leitores da coluna sobre nossa mania de rir da própria desgraça.

As caras do medo

A inspiração para esta edição chegou meio atrasadinha. Foi o Halloween, o badalado Dia das Bruxas, que acontece em 31 de outubro.

Uma cama de papelão

Vem cá, o que houve com todas aquelas frases bonitas do tipo ‘as crianças são o futuro do país’, ‘as crianças são a esperança do mundo’?

A briga pelo trono

Uma série de terror que discute a fé, uma história de resiliência de uma jovem mãe e o premiado filme sobre a traição no seio dos Panteras Negras.

A palavra ‘cão’ não morde?

A frase ‘a palavra cão não morde’ já foi usada, abusada e tomada em vários sentidos não pretendidos por Aristóteles. Com todo respeito ao grande filósofo grego, acho que vou fazer o mesmo.

Homens em guerra

Já tiveram coragem de voltar às salas de cinema? Para quem ainda está só no streaming aqui vão algumas sugestões.