Portal Making Of

Negocie suas dívidas com bancos e instituições financeiras sem sair de casa

Negocie suas dívidas com bancos e instituições financeiras sem sair de casa
Imagem Divulgação

A rentabilidade dos bancos já está no nível pré-pandemia, segundo o Banco Central. O sistema registrou lucro líquido de R$62 bilhões no primeiro semestre de 2021, 53% acima do registrado em igual período do ano passado e 3% acima do observado no primeiro semestre de 2019. Porém a pandemia acarretou o fechamento de empresas e aumentou o desemprego a níveis recordes aumentando a preocupação das instituições financeiras com o aumento da inadimplência. Os empréstimos com pagamento em atraso por mais de 90 dias aumentaram e o atraso do crédito rotativo também.

 

Para dar fôlego aos consumidores que precisam colocar a vida financeira em dia está sendo realizado o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira.  O mutirão (começou no dia 01 e segue até o dia 30 de novembro) é uma iniciativa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com o Banco Central do Brasil (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon)e o Senado Federal. As dívidas podem ser negociadas pelo site de mediação de conflitos Consumidor.gov.br , criado pela Senacon junto com os Procons, que conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras. É uma oportunidade para você sair das dívidas e melhorar a sua saúde financeira.

 

Para quais dívidas o Mutirão é adequado:

 

·      as que estão em nome de uma pessoa natural (física);

·      as que estão em atraso;

·      as que foram contratadas com bancos ou financeiras; e

·      as que não possuem bens em garantia, ou seja, diferentes de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo.

 

Na negociação fique atento ao prazo que é oferecido e evite períodos muito longos por mais que a parcela da dívida fique maior. Uma vez renegociada a dívida, seu nome será retirado dos órgãos de proteção ao crédito, e você voltará a ter possibilidade de contrair novos financiamentos ou parcelamentos.

 

Mais informações nos links a seguir:

 

Site do para negociação e para mais informações sobre o Mutirão:

Consumidor.gov.br

Mutirão da Negociação e Orientação Financeira

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Impactos da interdição na BR-470

Impactos da interdição na BR-470. Em nota oficial, a Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) expressa

A volta da Carestia!

A carestia nada mais é que a elevação de preço acima do valor habitual, que leva à escassez de determinado produto e ao encarecimento do custo de vida. Para quem pensa que a comparação pode ser exagerada uma referência importante: a inflação teve alta rec

Iludidos na rede

Os algoritmos das redes sociais não diferencia o que é verdadeiro ou falso, por isso segue fazendo vítimas entre os mais fanáticos defensores das resenhas negacionistas.

Projetos Vencedores

Projetos Vencedores! Serão beneficiados pela SCGÁS os projetos Socioambientais “Promovendo a Biodiversidade e a Educação Ambiental do Loteamento Margem Esquerda” e o “Comunidade Brincar”

Mulheres do Nosso Bairro

A crise levou empregos, negócios, oportunidades — e, como se não bastasse, trouxe para perto o fantasma da violência doméstica. Sim, o cenário é difícil. Mas a força feminina é muito maior! Mulheres Mulheres do Nosso Bairro é um projeto que acelera talen

Gargalhada Macabra

Mais de 604 mil mortes e 20 meses depois do início do pesadelo que está sendo a pandemia, o Congresso, que assistiu inerte e aos abusos e a enxurrada de notícias falsas que prejudicam o combate ao coronavírus, começou a leitura do relatório da CPI da Covi

Procurando emprego?

Empresas de tecnologia de SC abrem mais de 400 vagas de trabalho. A maioria das oportunidades são para home office.

Pode crer!

O programa oferece formação profissional para os jovens da periferia e mostra que eles são uma oportunidade para a cidade que carece de profissionais no setor de tecnologia. Então, vamos aproveitar esse capital social?