Portal Making Of

NSC e ND e as conquistas do primeiro semestre

O início do segundo semestre de 2022 marcou a divulgação das conquistas dos principais grupos de comunicação catarinenses: o ND, que lançou a campanha o “O futuro chegou, e ele é ND”, afirma que é o maior em número de veículos e produção de conteúdo, e a NSC, que destaca a continuidade da liderança em televisão.

O ND mostrou também números significativos na corrida que mais mobiliza os dois: conteúdo digital. No semestre, o portal ND+ teve mais de 157 milhões de acessos diante de 134 milhões da NSC, segundo dados auditados pelo Instituto Verificador de Circulação, IVC.

Já a NSC acaba de divulgar os números de audiência do Ibope em três praças: em Criciúma, onde diz que teve 83% acima da soma das demais emissoras e em Blumenau 73% a mais. Já em Joinville o grupo se refere apenas ter a audiência maior do que a soma dos concorrentes.

Nessas praças, na véspera da pesquisa anual, a NSC aumentou em 15 minutos a produção local visando a turbinar seus números. Há um efeito sanfona anual em relação a isso: perto da pesquisa aumenta, depois diminui para baixar custos.

Os números percentuais não permitem avaliar o desempenho do meio televisão no interior catarinense, se ocorre o mesmo que nas capitais brasileiras, que é a diminuição da quantidade de telespectadores diante do crescimento do streaming.

 

Troca de cadeiras

Mudanças de rumo de duas profissionais propiciaram mudanças nas redações das TVs: Karem Fabiani, que deixou a Barriga Verde e a televisão depois de vinte anos de atuação, e Adriana Krauss, que saiu da NSC Blumenau. Para o lugar de Adriana, na apresentação, foi Patrícia Silveira, que estava em Itajaí, que levou a repórter Ana Cristina Machado, da BV. E na chefia a editora que era de Joinvile, Katiuscia Reis.

Para o lugar de Karem foi Gabriela Milanezi, que era da NDTV. Ela foi substituída pelo repórter Arliss Amaro, que deixou o SCC.

No SCC assumiu o comentarista Roberto Azevedo, saído da afiliada da Band. Na ponta dessas mexidas, a BV levou a estudante Julia Matos, que já mostra bom desempenho nas primeiras matérias.

Esta semana tem previsão de mais gente trocando de canal, o que aumenta a oxigenada no meio e, por enquanto, nos livra das textos ao vivo cheios de “né” e “aí”.

Em Blumenau, a troca de comando deu uma aliviada no ambiente interno que estava muito tenso.

 

Soft

A crise na CNN, já relatada aqui, tem ciumeira no programa CNN Business Soft, apresentado por Phelipe Siani e Fernando Nakagawa. A equipe entende que há mais recursos investidos no programa semanal que no jornalismo diário. Se isso de fato ocorre, é um erro primário.

 

Gaúcha

O processo de descaracterização da Rádio Gaúcha continua: agora atacaram o correspondente noticioso há 65 anos no ar. Para começar, mexeram na apresentação, tornando-a igual a emissora concorrente, a Guaíba. Depois, editaram a característica histórica baseada na obra Guilherme Tell, de Rossini, transformando em algo não compreensível.

E o nome? Correspondente Resfriar. Com todo o respeito a empresa, não dá! O nome do programa e o patrocinador devem fazer uma espécie de casamento, estarem afinados para dar certo.

 

Críticas

Patrícia Poeta não emplacou ainda na apresentação do programa Encontro, no lugar de Fátima Bernardes. Desde sexta-feira, ela virou alvo no twitter, desde que a Revista Veja publicou uma crítica ao programa de sexta-feira passada, quando o músico/internauta Edu Krieger fez um samba relatando as notícias da semana. O texto é quase todo um equívoco, e já no início relaciona as queimadas na Europa com uma “semana que já começou quente.”

O texto da Veja foi de Valmir Moratelli. E o tal do samba/notícia está aqui embaixo:

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Vaza áudio da Globo

Um ensinamento nos bastidores de rádio e tv é jamais falar algo indesejável ao microfone, mesmo que esteja fora do ar. Sempre tem alguém ouvindo.

A tragédia de cada dia

Para quem costuma se atualizar com os fatos do momento, os últimos dias foram terríveis, com tragédias de grandes dimensões. Ao mesmo tempo, perdia-se o

Um passo adiante, dois passos atrás

É um momento bastante estranho para quem gosta de acompanhar as notícias pela TV a cabo. Esquecendo a gentileza, a mediocridade está no ar. A

De olho no debate

Quando um conteúdo de rádio ou tv está há muito tempo no ar e depende do desempenho de um grupo de pessoas, com certeza precisará

Advogados x jornalistas

Nem sempre advogados e jornalistas estão do mesmo lado quando se trata de informações relevantes, porque os objetivos são diferentes: os advogados buscam defender o

NSC monitora marketing pessoal

Há exatamente um mês, a repórter Lívia Torres foi demitida da Globo porque realizou um trabalho por fora, apresentando um evento da CBF, que acabou

Miguel

As notícias da morte de Miguel Livramento destacam o “maior ícone da imprensa esportiva catarinense”. No entanto, com todo esse crédito, estava fora da mídia

Acima de toda a chuva

Nunca a estátua do Laçador, altivo, olhando firme para o horizonte, teve tanto significado como agora. Ele representa o gaúcho neste momento trágico, assolado pelas

SOS Rio Grande

Uma imensa onda de solidariedade se juntou aos gaúchos nos últimos dias com as chuvas e as cheias de vários rios – e com certeza

Meu celular, por favor

Acorda com o alarme do celular. Abre o X, ou Tik Tok, Instagram. Verifica o WhatsApp a procura das últimas mensagens. Se sobrar tempo, consulta

A chinelada de Gabeira na apresentadora

Os apresentadores da manhã na Globo News voltaram a agitar as redes sociais, depois que Daniela Lima foi retrucada por Fernando Gabeira na semana passada.

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio