Portal Making Of

Riscos da desindexação do salário mínimo, aposentadorias e pensões

sem dinheiro, bolsos vazios
Foto / Crédito: Pixabay

O que pode  acontecer com o salário mínimo, aposentadorias e pensões se não houver a garantia de reajuste anual pela inflação:

O salário mínimo, aposentadorias e pensões não serão reajustados pela inflação a partir de 2023. A medida está nos planos do atual Governo e foi confirmada por Paulo Guedes, Ministro da Economia. O problema é que perto das eleições pode ser um tiro no pé do eleitor e eleitora cuja renda e o poder aquisitivo dependem destes aumentos. Mesmo tentando desmentir a notícia, Bolsonaro confirmou a desindexação em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.

O que isso significa? Desindexar os reajustes do salário mínimo, aposentadorias e pensões da inflação implica em não oferecer garantia de aumento, muito a possibilidade de aumento real. Consequentemente, o salário mínimo, aposentadorias e pensões podem perder poder aquisitivo ao longo dos próximos anos, achatando ainda mais o poder de compra da população, além de servir de freio ao consumo e, consequentemente, ao crescimento da economia.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Transparente, mas incompreensível

Há 3 anos na Presidência da República e caminhando para o terceiro ano da pandemia, a gestão de Jair Bolsonaro continua transparente, mas ainda “incompreensível”.

Cuidado com o golpe do consignado

Que tal abrir o seu extrato do INSS para checar os proventos de sua aposentadoria ou pensão e descobrir que alguém fez um empréstimo consignado no seu nome ou usou Reserva de Margem Consignável (RMC)

Aposta ou blefe?

No pôquer saber blefar pode decidir uma partida, mas como blefar contra a ciência se o cenário em relação a Covid-19 continua confirmando todas as evidências.

Canal direto

O aumento dos combustíveis criou um canal direto entre o dinheiro que sai do bolso dos consumidores para os cofres do Governo.

Herança econômica

A economia vai herdar de 2021 problemas que estreitam as expectativas para o ano novo, mas também uma avaliação dos fatos que marcaram o ano servem como referência para que alguns erros não sejam repetidos

A volta da Carestia!

A carestia nada mais é que a elevação de preço acima do valor habitual, que leva à escassez de determinado produto e ao encarecimento do custo de vida. Para quem pensa que a comparação pode ser exagerada uma referência importante: a inflação teve alta rec

Iludidos na rede

Os algoritmos das redes sociais não diferencia o que é verdadeiro ou falso, por isso segue fazendo vítimas entre os mais fanáticos defensores das resenhas negacionistas.

Projetos Vencedores

Projetos Vencedores! Serão beneficiados pela SCGÁS os projetos Socioambientais “Promovendo a Biodiversidade e a Educação Ambiental do Loteamento Margem Esquerda” e o “Comunidade Brincar”

Mulheres do Nosso Bairro

A crise levou empregos, negócios, oportunidades — e, como se não bastasse, trouxe para perto o fantasma da violência doméstica. Sim, o cenário é difícil. Mas a força feminina é muito maior! Mulheres Mulheres do Nosso Bairro é um projeto que acelera talen

Gargalhada Macabra

Mais de 604 mil mortes e 20 meses depois do início do pesadelo que está sendo a pandemia, o Congresso, que assistiu inerte e aos abusos e a enxurrada de notícias falsas que prejudicam o combate ao coronavírus, começou a leitura do relatório da CPI da Covi

Procurando emprego?

Empresas de tecnologia de SC abrem mais de 400 vagas de trabalho. A maioria das oportunidades são para home office.