Portal Making Of

as possibilidades da revolução digital

[ad_1]

Metaverso: as possibilidades da revolução digital

Reprodução

O metaverso ainda está emergindo, mas muitos componentes já começaram a tomar forma e estão revolucionando as mais diversas áreas. Já pudemos acompanhar recentemente shows interativos virtualmente de grandes nomes da música, como Ariana Grande e Travis Scott no ‘Fortnite’, para mais de 12 milhões de usuários. Na área corporativa, os eventos no metaverso estão tomando conta das empresas. Acontecimentos nos quais os participantes podem criar ou interagir dentro de salas virtuais são uma constante.

Do ponto de vista tecnológico, já existem iniciativas que suportariam, teoricamente, milhares de usuários, algo ainda simbólico em comparação com festivais presenciais, que comportam uma audiência muito maior, mas muito relevante no cenário que vivemos hoje, no qual o online convive com o presencial todo o tempo, para evitar aglomerações.

A ideia de metaverso é a experiência imersiva que ele traz, a possibilidade de realmente estar em um universo digital onde a interação é diferenciada e complementar ao offline.

 

O primeiro nível do metaverso é a experiência.

A imersão da qual falei acima é parte do que compõe o metaverso, que não é apenas uma lojinha em que você faz compras online, mas a experiência e interatividade em estar ali, fazendo uma compra com seu avatar virtual. Ou seja, existe a experiência de estar em um lugar novo e entender como aquele ambiente atua, quais suas funcionalidades e como usufruir daquilo da melhor forma possível.

 

O segundo nível é o descobrimento.

Descobrir é algo intrínseco à tecnologia, pois as descobertas dos próprios usuários moldam os novos formatos de como o virtual irá se desenvolver. Assim como aconteceu com o Second Life, vivemos em um momento tecnológico que, muitas vezes, o próprio público ainda não consegue compreender, por conta de limitações, sejam elas técnicas, como a falta de conexão ou infraestrutura de acesso, seja por falta de opções. No entanto, vejo nosso momento muito mais promissor para o metaverso, diferente da época do Second Life, o público tem muito mais acesso à tecnologia e, por isso, ela não se restringe apenas a um grupo seleto de pessoas que não multiplicam as tendências. O descobrimento destas novas tendências aflora, prova disso é a atual popularização do termo metaverso.

 

O novo mercado

Essas tendências geram um poder de escolha que antes não tínhamos, ao oferecer para o usuário a possibilidade de optar pela maneira como consumir um conteúdo, seja presencialmente ou apenas online.

Com a pandemia, a incerteza em relação a nossos ambientes presenciais fez com que o mercado se adaptasse ao improvável. Um evento presencial possui seus benefícios em experiência, mas nem sempre é uma possibilidade; o que não acontece no evento virtual, que sempre será uma alternativa possível e inclusiva.

 

*Por Binho Dias, Diretor de Produto na Blitzar.

[ad_2]

Source link

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Tudo pela vida

Nos últimos tempos a questão do cuidado paliativo ganhou espaço no Brasil, e daqui para frente a tendência é que se torne ainda mais presente nas preocupações da sociedade.

EXUPÉRY NA ILHA

A Ilha de Santa Catarina tem mais um bom motivo para continuar guardando as lembranças de uma das histórias que atravessam gerações, a presença do escritor Saint-Exupéry por aqui há mais de cem anos, mais precisamente na Praia do Campeche.

Na defesa da boa estética

Uma jornada na estética avançada e incansável em chamar a atenção para os cuidados com os tratamentos.

Vai pra Piri

Sabe aquele lugar que te convidam para viajar e que você pouco ou quase nada ouviu falar? Mas basta uma pesquisa rápida e surge de imediato o interesse de conhecer?

LADO B DA PESCARIA

Procurar um lugar não visitado para uma pescaria esportiva, contando com a sorte e bom humor. Assim tem sido boa parte da vida do casal Carlos Henrique Iotti e Anna Tscherdantzew.

25 ANOS DO FAM

Está chegando mais um Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM).

BELEZA LIMPA

Uma mulher radiante por natureza, com delicadeza nas atitudes e forte nos propósitos.