Portal Making Of

BEBIDA TECH

Beck´s/Divulgação

Você experimentaria uma cerveja concebida e produzida por uma inteligência artificial? Pois pesquisadores do Instituto Australiano de Machine Learning (em parceria com Deep Liquid e a cervejaria Barossa Valley Brewing) criaram a cerveja “AI²PA” usando inteligência artificial do início do fim do projeto.

A experiência foi em 2021. A IA analisou 260 mil receitas e elaborou 200 mil receitas inéditas. A formulação final foi escolhida a partir de 60 características e das considerações de avaliadores de concursos e consumidores.

Barossa Valley/Divulgação

 

A lata (que lembra um pouco a estética do filme Matrix ) possui um QR Code que permite ao consumidor indicar suas percepções (foto). Os dados alimentam a IA que leva em conta as novas opiniões para calibrar a produção em busca da bebida perfeita.

Na mesma linha, a Beck´s, tradicional cerveja alemã, criou uma edição comemorativa de 150 anos usando essa ferramenta digital em todas as etapas de desenvolvimento: da receita, passando pelo conceito e até da campanha de marketing.

Reprodução/Internet

Após avaliar milhões de combinações possíveis, a inteligência artificial chegou a uma “receita perfeita” de fermento, malte, água e lúpulo. Em paralelo, definiu o nome (Autonomus), um manifesto e o slogan da bebida (“A cerveja que se faz sozinha”). Outra ferramenta de inteligência artificial (MIdjourney) foi usada para elaboração do logotipo e o design da lata (foto).

Para finalizar, um prompt permitiu construir automaticamente o site e ainda desenvolveu toda campanha publicitária, com posteres, outdoors, anúncios de mídia social e até roteiro para vídeo e spot de rádio, além da estratégia a ser utilizada por influenciadores.

 

AMARGOR E AGEÍSMO 

Beck´s/Divulgação

Ainda sobre novidades no meio cervejeiro, a Beck’s (novamente ela) lançou uma campanha voltada para o público 70+. A ação de marketing pretende provocar uma reflexão sobre o etarismo e aproveita como gancho o fato de que pessoas mais idosas perdem um pouco da sensibilidade ao amargor.

“Quando entendemos que a idade pode estar alterando a percepção do amargor do nosso produto, decidimos criar uma versão para garantir que a experiência de sabor de Beck’s entre as idades seja a mesma” conta a head de marketing, Lara Azevedo.

 O material de divulgação não informa qual o nível de amargor da bebida, mas ao que tudo indica a receita passa dos 20 para 25 IBU´s (International Bitter Unit, que pode ser traduzido como Unidade Internacional de Amargor)

A cerveja não será comercializada. Vai estar disponível apenas em alguns eventos para o público de 70 anos ou mais.

 

PRA FECHAR

O London Spirits Competition (LSC), concurso britânico que premia os melhores destilados do mundo, anunciou no fim de abril os resultados da sua edição de 2023. Cerca de 2 mil marcas, de 80 países, participaram das disputas. O gin representou quase um terço das amostras inscritas.

Maso que mais chamou atenção foram as bebidas com pouco ou nenhum teor alcoólico. A categoria segue em alta, impulsionada por uma geração jovem, que adota um estilo de vida mais saudável.

“A maneira como eles imitam os destilados alcoólicos é impressionante”, analisa Matteo Torresin, chefe de bar no Dorchester Hotel.

Também em Londres, está sendo realizado neste momento o Decanter World Wine Awards. O concurso é um dos mais prestigiados do mundo. E, nesta edição, teve a inscrição de 143 vinhos brasileiros – mais que o dobro da edição passada. A relação dos premiados sai oficialmente em junho.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

2022 – APOSTAS E INCERTEZAS

O ano começou tumultuado no setor de bebidas. Dólar ainda em alta, aumento nos preços ou falta de matérias-primas afetam diversos players do mercado. A

JINGLE BELL´S

Se você usa WhatsApp ou redes sociais com certeza foi impactado nos últimos dias pelo vídeo de um cidadão abrindo garrafas de vinho em ritmo de ‘Jingle Bells’.

PARA POUCOS

A premiada cachaçaria gaúcha Weber Haus lançou na quinta-feira passada (18) a Diamant – 21 anos.

THE BEST

Um uruguaio é o melhor sommelier do Brasil da atualidade.

A MELHOR – MAIS UMA VEZ

O que faz de uma vinícola um local inesquecível? A paisagem? A arquitetura do local? O vinho?

Prepare o bolso

A Ambev, dona de marcas como Patagônia, Spaten, Stella Artois, Colorado, Skol, Brahma e Antarctica, deve aumentar o preço das cervejas a partir deste sábado, 2.

LARANJA NO WHISKY

Para os puristas é um atentado. Mas o fato é que o tradicional whisky Jameson também se rendeu à tendência de bebidas mais frutadas e com uma pegada mais jovem.

CLOONEY VINERY

O ator George Clooney comprou uma propriedade na Provença e se mudou de mala e cuia para o local. A intenção dele (e a esposa Amal) é produzir vinho rosé.

DRINK NA CASQUINHA

Não se engane. Parece sorvete mas se trata de cerveja na casquinha.

CATARINENSES EXTREMOS (E PREMIADOS)

Duas vinícolas catarinenses se destacaram – e muito – no Mondial des Vins Extrêmes realizado no finzinho de setembro no norte da Itália. Quinta da

HATER – PERO NO MUCHO

Ryan Reynolds costuma dar um toque bem-humorado nas campanhas de divulgação do Aviation Gin. Na última ação, não foi diferente: com uma ironia ao melhor

TOP 100

O Rabo de Galo, um dos maiores clássicos dos botequins paulistanos, entrou para a seleta lista da Associação Internacional dos Bartenders (IBA). Menos de 100

LA BELLE DE JOUR

O cantor e compositor Alceu Valença acaba de ganhar uma homenagem muito especial. Um dos seus maiores sucessos serviu de inspiração para uma linha de

FUNCIONÁRIO PADRÃO

Cervejarias e destilarias mundo afora contam com excelentes destiladores, fenomenais master blenders, mestres cervejeiros incríveis e outros técnicos gabaritados que elaboram bebidas da mais alta

MEDALHA, MEDALHA, MEDALHA…

A destilaria catarinense Kalvelage conquistou mais um prêmio internacional: double gold no San Francisco World Spirits Competition. A competição de destilados criada em 1980 é

TROPICÁLIA

Quatro bartenders (da África do Sul, República Tcheca, Dubai e Brasil) foram os vencedores do Black Label Bartender Challenge, que testou a criatividade na elaboração

BEBIDA TECH

Você experimentaria uma cerveja concebida e produzida por uma inteligência artificial? Pois pesquisadores do Instituto Australiano de Machine Learning (em parceria com Deep Liquid e

Destaque da semana: TRIO DE RESPEITO

As festas de fim de ano costumam combinar – e muito – com espumantes. Pois a Coluna traz hoje três excelentes dicas para o consumidor

MASTER CHEF DO COPO

Imagine um programa ao estilo Master Chef, Iron Chef, ou Bake Of. Mas substitua as carnes, frutos do mar, massas ou legumes por… bebidas alcoólicas.