Portal Making Of

Cadê o clima de Copa?

Reprodução/Freepik

Aproveitando o gancho da coluna de hoje, 16, do colega Anselmo Prada, sobre a falta de clima de Copa em geral, levantei algumas possibilidades do porquê isso acontece:

  1. A realização no Qatar sem identidade com o futebol, no meio do deserto, sob calor intenso, em época não usual. A escolha desse País se deu sobre forte suspeita de envolvimento financeiro. Porém, se considerarmos os últimos eventos esportivos ligados à FIFA, não é nenhuma novidade;
  2. A contenção de custos da mídia nacional, que reduziu sensivelmente o tamanho das equipes no Qatar. Por essa época, anteriormente, a Globo, por exemplo, já teria um estúdio no país sede cheio de profissionais mostrando a expectativa para a competição;
  3. A seleção brasileira foi convocada apenas uma semana antes do início da Copa e ainda escolheu a fria (mais linda) Torino para treinar. Sai do frio para o calor do deserto. Isso encareceu e reduziu ainda mais a cobertura;
  4. Não existe uma campanha publicitária, nem privada nem de veículo, com um jingle popular como em outros anos (“pra frente Brasil, salve a seleção”, lembram?). Os profissionais como Galvão Bueno foram envolvidos em campanhas privadas menos do que em seus veículos. Isso acabou tirando a empatia popular;
  5. Quanto ao clima geral diferente de outras Copas, tem que considerar também uma reação que ocorreu na Europa, de limitar as fanfests em protesto pelo tratamento que o país sede dá as mulheres. Vários artistas se recusaram a participar da festa de inauguração. Rod Stewart foi um dele. Diz que recusou um cachê de 5 milhões de dólares.
  6. Finalmente, não há torcida ainda nas ruas do Qatar. O que se viu até agora foi o pessoal local vestido com as cores do Brasil fazendo uma suposta batucada na rua. Lembra a final da Copa de 2002 onde o estádio de Yokohama estava lotado de japonesinhos com bandeirolas do Brasil e da Alemanha, a maioria sem entender o que estava vendo.

É óbvio que o clima deve melhorar depois de iniciar a Copa, e passarmos o primeiro gol contra, que é o jogo inaugural Qatar x Equador. Depois, esperamos que o futebol da seleção brasileira motive a todos nós.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Uma Copa de começos e despedidas

A Copa do Qatar chegou ao final ontem, 18, carregada de simbolismo, dentro e fora de campo. Fora, mostrou a tenacidade dos qatarenses de construir

A torcida pela Cazé TV

É possível que você não saiba exatamente quem é Casimiro Miguel, mas 4 milhões sabem: foi a audiência da CazéTV, na transmissão pela internet do

A implosão da CNN Brasil

Desde que o criador da CNN Brasil, Douglas Tavolaro encheu de dinheiro os bolsos ao vender sua participação, a emissora, criada há três anos, vive

Quem vence e quem perde com a Copa

Até agora, começo da segunda fase de classificação, já é possível saber alguns destaques e outros nem tanto no meio rádio e TV na Copa

Corrupção e futebol

Depois de assistir o documentário da Netflix “Esquemas da FIFA” fica claro que nenhuma Copa do Mundo foi realizada sem um rastro de corrupção nos

Vamos ver na reportagem?

O “novo jornalismo” é feito nas redes sociais. Os fatos primeiramente são reportados no Twitter, e só depois reproduzidos na mídia tradicional. Agora há pouco,

Cadê o clima de Copa?

Aproveitando o gancho da coluna de hoje, 16, do colega Anselmo Prada, sobre a falta de clima de Copa em geral, levantei algumas possibilidades do

As mulheres brilham

Foram muitos meses desgastantes, de trabalho intenso e pressão diária sobre jornalistas e em especial sobre elas, as mulheres que ocuparam espaços na mídia. Mas,

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia