Portal Making Of

Jornalismo de apartamento

[ad_1]

Jornalismo de apartamento

Imagem: pngwing

A pandemia não terminou, mas a necessidade de cuidados extremos no pior da crise, acabou gerando um hábito questionável: repórteres, colunistas, comentaristas passam boa parte do tempo enclausurados em casa.

Há medo de conviver com a sociedade e ouvir quem precisa circular nas ruas, nas praias, no trânsito, nos shoppings.

Os repórteres são figuras estáticas, postados com um fundo qualquer, dizendo um texto de internet ou que a produção entregou. Não há reportagem em ação.

Colunistas e comentaristas interagem pouco com as fontes e muitos se baseiam demais em releases. E as vezes são citados pelos repórteres como fontes, numa alimentação viciada em busca de clics em portais.

O imobilismo se tornou um vício.

Um dos bons repórteres de TV que atuava por aqui, Fabiano Marques, subia o Morro da Cruz de ônibus mesmo de terno e gravata. E a quem lhe perguntava o motivo respondia: “repórter que não anda de ônibus não é repórter”.

Era que ele buscava material para ilustrar seu trabalho. Óbvio nem sempre, mas o tempo necessário para saber o que o povo estava pensando. E precisando. Hoje, parece algo distante, não apropriado para quem pensa como um velho personagem do humorista Chico Anísio cujo objetivo era apenas estar na tela e fazer foto para o Instagram.

 

Que pena, Band!

A Band foi audaciosa ao comprar com exclusividade a final do Mundial de Clubes, em Abu Dhabi, e foi líder no Ibope em todo o Brasil sábado passado. Mas, já não foi tão eficiente ao microfone. Nas quartas de final, a narração foi de Sérgio Maurício, bom de Fórmula 1, ruim de futebol, e o comentário com sotaque caipira do ex-jogador Neto.

Na final, o comentário ainda foi pior, do ex-jogador Edmundo, e a narração de Ulisses Costa, em estilo mais apropriado para o rádio. Tudo recheado de erros de pronúncias e de interpretação de jogo diferente do que os expectadores estavam vendo.

Se a Band tem a intenção de ser realmente top em esportes, vai ter que investir mais em profissionais de microfone.

 

Globo ignorou

Como faz habitualmente com a Fórmula 1, a Globo praticamente ignorou o Palmeiras no Mundial. É algo realmente a lamentar, pois deixa de lado a missão de informar seu público para cuidar do seu próprio umbigo. E não adiantou fazer de conta que não havia mundial de clubes tal o tamanho da audiência da Band.  

 

O novo Mick Jagger

 

Debate

A rádio CBN Diário anda judiando do Debate Diário, que já enfrenta o desafio se ser relevante para as 11 horas da manhã. São tantos os intervalos comerciais, sorteios, apostas em resultados e espaço para o ouvinte, que os comentaristas estão na posição secundária de discutir futebol.

 

Futuro de Kamila!


Reprodução/Youtube

O comitê olímpico decidiu nesta segunda-feira, 14, retirar a suspensão preventiva de Kamila Valieva e ela está liberada para competir nas Olimpíadas de Inverno de Pequim. A russa de 15 anos deu um verdadeiro show de graça, ao dançar a música In Memoriam, de Kirill Richter. Foi a primeira vez que uma patinadora conseguiu dar um salto quádruplo.

Kamila, ao competir ainda na Rússia em dezembro do ano passado, testou positivo para uma substância vasodilatadora. Há versões e contradições entre os dirigentes sobre o caso, mas se abstrairmos os fatos não há como não admirar o que Kamila fez na pista de gelo. 

[ad_2]

Source link

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia

O sucesso da Raquel incomoda

Raquel Krähenbül, 41 anos, é correspondente da Globo em Washington desde 2006 e ocupa posição de destaque entre os jornalistas que cobrem a Casa Branca.

Jornalistas ou influenciadores?

A desastrada experiência da Globo colocando influenciadores em vez de repórteres na transmissão do carnaval da Sapucaí não deve evitar mais experiências semelhantes. Ela, e

Boninho, o boçal

A tonelada de críticas sobre a cobertura dos desfiles na Sapucaí fariam qualquer responsável da Globo revisar a fórmula de usar influencers em vez de

O carnaval Globeleza caiu do pedestal

A Globo trocou jornalistas por influencers durante as transmissão das duas noite na Marquês de Sapucaí e se deu mal. Recebeu uma enxurrada de críticas

Carnavalescas

Já dizia o filósofo popular Nelson Ned, “na vida tudo passa, tudo passará.” E o carnaval não foge ao dito, ele vai passando diante de

Um nova crise na CNN

A CNN Brasil não consegue passar um bom tempo sem enfrentar uma crise de bastidores. A mais recente ocorreu no mês passado, o que resultou

MB TV é destaque no campeonato

Sem grande alarde de marketing, o grande destaque em mídia do catarinense 2024 é o canal MB TV – do site de jogos MagicBet777. É

A NSC liberou geral?

Aquelas normas e conceitos que balizam o Jornalismo, e adotadas pela Globo e demais afiliadas, parece que não valem mais na NSC. Liberou geral. Tudo

Meu celular, por favor

Acorda com o alarme do celular. Abre o X, ou Tik Tok, Instagram. Verifica o WhatsApp a procura das últimas mensagens. Se sobrar tempo, consulta

A chinelada de Gabeira na apresentadora

Os apresentadores da manhã na Globo News voltaram a agitar as redes sociais, depois que Daniela Lima foi retrucada por Fernando Gabeira na semana passada.

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana