Portal Making Of

TROPICÁLIA

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quatro bartenders (da África do Sul, República Tcheca, Dubai e Brasil) foram os vencedores do Black Label Bartender Challenge, que testou a criatividade na elaboração de drinks tendo Johnnie Walker Black Label como ingrediente principal.

O paranaense Ariel Todeschini foi o melhor entre os concorrentes das Américas do Sul e Central. O drink elaborado por ele se chama Um Pé no Brasil (foto) e tem uma pegada bem tropical: leva 40 ml de Black, 30 ml de vinho oloroso, cordial de jabuticaba e tangerina. Lembrando que o cordial é um xarope de açúcar, muito usado por bartenders (o vídeo mostra como prepará-lo, lembrando que, no caso, é preciso o limão do vídeo por jabuticaba e tangerina).

Caso tenha interesse em testar o drink, saiba que o preparo é muito simples: junte todos os ingredientes em um copo com bastante gelo e agite. Coe e transfira para um copo baixo, com gelo. Decore com raspas de tangerina.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ariel (de pé, à esquerda) recebeu como prêmio uma viagem para a Escócia junto com os outros três vencedores. E com direito a experiências promovidas pela Johnnie Walker. Ao todo a disputa envolveu mais de 200 concorrentes, de 47 países.

 

OUTRO PRÊMIO 

Foto: Divulgação/Amitié

Quem também está comemorando é a vinícola gaúcha Amitié, cujo Viognier recebeu medalha de ouro no Decanter World Wine Awards, um dos mais influentes concursos de vinhos do mundo. Esta é a primeira vez que um vinho brasileiro elaborado com esta variedade de uva conquista o reconhecimento. O outro ouro brasileiro na DWWA foi o Syrah da Vinícola Ferreira, produzido na Serra da Mantiqueira (divisa de SP, MG e RJ).

A catarinense Thera, de Bom Retiro, levou três medalhas de bronze: com o Chardonnay, Pinot Noir e o espumante Auguri Brut, elaborado com 80% de Cahrdonnay e 20% de Pinot Noir. A relação com os demais brasileiros premiados está disponível nesse link.

 

 

MADE IN MEXICO 

Foto: Divulgação/Pernod Ricard

O cantor Lenny Kravitz é o garoto propaganda do Nocheluna Sotol, lançamento da Pernod Ricard em parceria com a mexicana Casa Lumbre. O produto, que inaugura uma nova categoria de bebidas, recebeu recentemente um registro de patente do Instituto Mexicano de Propriedade Industrial.

Foto: Divulgação/Pernod Ricard

No material de divulgação a Pernod Ricard descreve o sotol como uma bebida “autêntica e profundamente enraizada com um perfil de sabor distinto”. Também reforça características como “equilíbrio suave e sofisticado de ervas silvestres, frutas secas de caroço, caramelo, mel, mineralidade profunda e lenha de carvalho”. O lançamento global começou pelos mercados norte-americano e europeu.

O sotol tem certa semelhança com a tequila ou mezcal, mas é produzido com a ágave da espécie Dasylirion wheeleri que é cozida, fermentada e depois destilada. A planta é encontrada apenas em regiões desérticas dos estados Chihuahua, Coahuila e Durango.

 

AMPLIANDO MERCADO

Foto: Divulgação/Yvy

Outra parceria importante foi anunciada pela Yvy e AmBev. O fundo de investimentos da multinacional garantiu a estreia da AmBev no segmento de gins, e vai permitir acelerar a destilaria mineira. Um dos benefícios da parceria é que os gins, vodka e bebidas prontas para o consumo da Yvy vão chegar a todas regiões do país por meio da estrutura de distribuição da AmBev e também dos aplicativos Bees e Zé Delivery.

A coluna é fã da Yvy e já falou da destilaria em outras oportunidades, destacando aspectos como a inovação no uso de ingredientes e em embalagens, além do reconhecimento em concursos internacionais.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

2022 – APOSTAS E INCERTEZAS

O ano começou tumultuado no setor de bebidas. Dólar ainda em alta, aumento nos preços ou falta de matérias-primas afetam diversos players do mercado. A

JINGLE BELL´S

Se você usa WhatsApp ou redes sociais com certeza foi impactado nos últimos dias pelo vídeo de um cidadão abrindo garrafas de vinho em ritmo de ‘Jingle Bells’.

PARA POUCOS

A premiada cachaçaria gaúcha Weber Haus lançou na quinta-feira passada (18) a Diamant – 21 anos.

THE BEST

Um uruguaio é o melhor sommelier do Brasil da atualidade.

A MELHOR – MAIS UMA VEZ

O que faz de uma vinícola um local inesquecível? A paisagem? A arquitetura do local? O vinho?

Prepare o bolso

A Ambev, dona de marcas como Patagônia, Spaten, Stella Artois, Colorado, Skol, Brahma e Antarctica, deve aumentar o preço das cervejas a partir deste sábado, 2.

LARANJA NO WHISKY

Para os puristas é um atentado. Mas o fato é que o tradicional whisky Jameson também se rendeu à tendência de bebidas mais frutadas e com uma pegada mais jovem.

CLOONEY VINERY

O ator George Clooney comprou uma propriedade na Provença e se mudou de mala e cuia para o local. A intenção dele (e a esposa Amal) é produzir vinho rosé.

DRINK NA CASQUINHA

Não se engane. Parece sorvete mas se trata de cerveja na casquinha.

CATARINENSES EXTREMOS (E PREMIADOS)

Duas vinícolas catarinenses se destacaram – e muito – no Mondial des Vins Extrêmes realizado no finzinho de setembro no norte da Itália. Quinta da

HATER – PERO NO MUCHO

Ryan Reynolds costuma dar um toque bem-humorado nas campanhas de divulgação do Aviation Gin. Na última ação, não foi diferente: com uma ironia ao melhor

TOP 100

O Rabo de Galo, um dos maiores clássicos dos botequins paulistanos, entrou para a seleta lista da Associação Internacional dos Bartenders (IBA). Menos de 100

LA BELLE DE JOUR

O cantor e compositor Alceu Valença acaba de ganhar uma homenagem muito especial. Um dos seus maiores sucessos serviu de inspiração para uma linha de

FUNCIONÁRIO PADRÃO

Cervejarias e destilarias mundo afora contam com excelentes destiladores, fenomenais master blenders, mestres cervejeiros incríveis e outros técnicos gabaritados que elaboram bebidas da mais alta

MEDALHA, MEDALHA, MEDALHA…

A destilaria catarinense Kalvelage conquistou mais um prêmio internacional: double gold no San Francisco World Spirits Competition. A competição de destilados criada em 1980 é

TROPICÁLIA

Quatro bartenders (da África do Sul, República Tcheca, Dubai e Brasil) foram os vencedores do Black Label Bartender Challenge, que testou a criatividade na elaboração

BEBIDA TECH

Você experimentaria uma cerveja concebida e produzida por uma inteligência artificial? Pois pesquisadores do Instituto Australiano de Machine Learning (em parceria com Deep Liquid e

Destaque da semana: TRIO DE RESPEITO

As festas de fim de ano costumam combinar – e muito – com espumantes. Pois a Coluna traz hoje três excelentes dicas para o consumidor

MASTER CHEF DO COPO

Imagine um programa ao estilo Master Chef, Iron Chef, ou Bake Of. Mas substitua as carnes, frutos do mar, massas ou legumes por… bebidas alcoólicas.