Portal Making Of

TROPICÁLIA

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quatro bartenders (da África do Sul, República Tcheca, Dubai e Brasil) foram os vencedores do Black Label Bartender Challenge, que testou a criatividade na elaboração de drinks tendo Johnnie Walker Black Label como ingrediente principal.

O paranaense Ariel Todeschini foi o melhor entre os concorrentes das Américas do Sul e Central. O drink elaborado por ele se chama Um Pé no Brasil (foto) e tem uma pegada bem tropical: leva 40 ml de Black, 30 ml de vinho oloroso, cordial de jabuticaba e tangerina. Lembrando que o cordial é um xarope de açúcar, muito usado por bartenders (o vídeo mostra como prepará-lo, lembrando que, no caso, é preciso o limão do vídeo por jabuticaba e tangerina).

Caso tenha interesse em testar o drink, saiba que o preparo é muito simples: junte todos os ingredientes em um copo com bastante gelo e agite. Coe e transfira para um copo baixo, com gelo. Decore com raspas de tangerina.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ariel (de pé, à esquerda) recebeu como prêmio uma viagem para a Escócia junto com os outros três vencedores. E com direito a experiências promovidas pela Johnnie Walker. Ao todo a disputa envolveu mais de 200 concorrentes, de 47 países.

 

OUTRO PRÊMIO 

Foto: Divulgação/Amitié

Quem também está comemorando é a vinícola gaúcha Amitié, cujo Viognier recebeu medalha de ouro no Decanter World Wine Awards, um dos mais influentes concursos de vinhos do mundo. Esta é a primeira vez que um vinho brasileiro elaborado com esta variedade de uva conquista o reconhecimento. O outro ouro brasileiro na DWWA foi o Syrah da Vinícola Ferreira, produzido na Serra da Mantiqueira (divisa de SP, MG e RJ).

A catarinense Thera, de Bom Retiro, levou três medalhas de bronze: com o Chardonnay, Pinot Noir e o espumante Auguri Brut, elaborado com 80% de Cahrdonnay e 20% de Pinot Noir. A relação com os demais brasileiros premiados está disponível nesse link.

 

 

MADE IN MEXICO 

Foto: Divulgação/Pernod Ricard

O cantor Lenny Kravitz é o garoto propaganda do Nocheluna Sotol, lançamento da Pernod Ricard em parceria com a mexicana Casa Lumbre. O produto, que inaugura uma nova categoria de bebidas, recebeu recentemente um registro de patente do Instituto Mexicano de Propriedade Industrial.

Foto: Divulgação/Pernod Ricard

No material de divulgação a Pernod Ricard descreve o sotol como uma bebida “autêntica e profundamente enraizada com um perfil de sabor distinto”. Também reforça características como “equilíbrio suave e sofisticado de ervas silvestres, frutas secas de caroço, caramelo, mel, mineralidade profunda e lenha de carvalho”. O lançamento global começou pelos mercados norte-americano e europeu.

O sotol tem certa semelhança com a tequila ou mezcal, mas é produzido com a ágave da espécie Dasylirion wheeleri que é cozida, fermentada e depois destilada. A planta é encontrada apenas em regiões desérticas dos estados Chihuahua, Coahuila e Durango.

 

AMPLIANDO MERCADO

Foto: Divulgação/Yvy

Outra parceria importante foi anunciada pela Yvy e AmBev. O fundo de investimentos da multinacional garantiu a estreia da AmBev no segmento de gins, e vai permitir acelerar a destilaria mineira. Um dos benefícios da parceria é que os gins, vodka e bebidas prontas para o consumo da Yvy vão chegar a todas regiões do país por meio da estrutura de distribuição da AmBev e também dos aplicativos Bees e Zé Delivery.

A coluna é fã da Yvy e já falou da destilaria em outras oportunidades, destacando aspectos como a inovação no uso de ingredientes e em embalagens, além do reconhecimento em concursos internacionais.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

ROCK & VINHO, VINHO & ROCK

Se o marketing é a alma do negócio, o prêmio de sacada marketeira da década vai para o grupo aí da foto. Os caras conectaram

EXPERIÊNCIAS VINÍCOLAS

Vinícola Valduga, de Bento Gonçalves, investiu pesado em uma estrutura para encantar o consumidor. Batizado de Famiglia Valduga Experience o novo espaço é mais que

TRANSPARENTE – E PANCADÃO

Bourbon é uma bebida com cor de caramelo, confere? Sim. Mas nem sempre. A maior prova disso é o moonshine, esse Tenesse Whiskey transparente aí

BAIXINHO INVOCADO

Depois de uma ação de co-branding com a Coca-Cola para reposicionar o já tradicional Jack & Coke (que até então era produzido, aparentemente, com uma

LOTE ESGOTADO

Cervejaria gaúcha Leopoldina mal colocou à venda sua premiada English Barley Wine e o estoque inicial se esgotou no e-commerce da empresa – apesar dos

COPO CHEIO

Blumenau recebe esta semana um dos maiores festivais cervejeiros do país. A 15ª edição do Festival Brasileiro da Cerveja começa na quarta-feira, dia 04 e vai até o sábado, 07 de maio. São 80

2022 – APOSTAS E INCERTEZAS

O ano começou tumultuado no setor de bebidas. Dólar ainda em alta, aumento nos preços ou falta de matérias-primas afetam diversos players do mercado. A

JINGLE BELL´S

Se você usa WhatsApp ou redes sociais com certeza foi impactado nos últimos dias pelo vídeo de um cidadão abrindo garrafas de vinho em ritmo de ‘Jingle Bells’.

PARA POUCOS

A premiada cachaçaria gaúcha Weber Haus lançou na quinta-feira passada (18) a Diamant – 21 anos.

THE BEST

Um uruguaio é o melhor sommelier do Brasil da atualidade.

Super Premium

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho esta empreendendo no ramo de bebidas. E acaba de lançar uma cachaça super premium, batizada de R10 (foto). Produzida pelo Engenho

Parceria pra que te quero

As collabs, parcerias pontuais entre marcas para o lançamento de determinado produto, estão na moda – inclusive na indústria de bebidas. A coluna já mostrou

Osama + Putin + Kim Jong-un = Cerveja

Uma microcervejaria de Lincolnshire, na Inglaterra, tem chamado atenção da imprensa e repercutido nas redes sociais pela criatividade ao nomear suas cervejas. A Pale Ale

JARDIM DA CERVEJA – E SEM CERVEJA

Munique, berço da Oktoberfest, ganhou na quinta-feira passada (18/07) o primeiro biergarten que não vende bebidas alcoólicas. No Die Null os clientes podem comprar refrigerantes,

Não aguenta? Bebe leite.

Um inglês está utilizando uma matéria prima inusitada para fabricação de vodka: leite. A Black Cow é criação do fazendeiro Jason Barber, que mora em

Janelinhas etílicas

A tradição surgiu na Itália. Na idade média, em função da peste bubônica, comerciantes fecharam suas tabernas e passaram a vender vinho por pequenas janelas,

CATARINENSES EXTREMOS (E PREMIADOS)

Duas vinícolas catarinenses se destacaram – e muito – no Mondial des Vins Extrêmes realizado no finzinho de setembro no norte da Itália. Quinta da

HATER – PERO NO MUCHO

Ryan Reynolds costuma dar um toque bem-humorado nas campanhas de divulgação do Aviation Gin. Na última ação, não foi diferente: com uma ironia ao melhor

TOP 100

O Rabo de Galo, um dos maiores clássicos dos botequins paulistanos, entrou para a seleta lista da Associação Internacional dos Bartenders (IBA). Menos de 100

LA BELLE DE JOUR

O cantor e compositor Alceu Valença acaba de ganhar uma homenagem muito especial. Um dos seus maiores sucessos serviu de inspiração para uma linha de