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A revolução do microcrédito

Foto: Financiamento de casa popular, Banco da Familia / Crédito: divulgação.

O Banco da Família – BF é uma Instituição de Microfinanças, sediada em Lages – SC, formada por uma associação, registrada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O funcionamento da Instituição é autorizado e regulamentado pelo Ministério da Justiça por meio da Lei n.º 9.790. O BF tem a missão de Missão que é “promover a melhoria da Qualidade de Vida, atuando em microfinanças como agente de inclusão, desenvolvimento e transformação social”. Especializado no atendimento a empresários de micro e pequeno porte e pessoas desbancarizadas, o Banco da Família foi escolhido para protagonizar o estudo devido ao grande impacto social que promove por meio de suas linhas de crédito. O BF Casa, o BF Reforma e o BF Saneamento alcançaram mais de 279 mil pessoas que puderam adquirir a casa própria, reformar ou fazer obras de saneamento.

Para a presidente do BF, Isabel Baggio, mais do que conforto e melhoria na qualidade de vida, os programas de crédito promovem mudanças profundas no relacionamento das pessoas com a comunidade. “Com uma equipe de agentes capacitados, nós conseguimos também sensibilizar a população sobre a importância de boas condições de habitação e de saneamento”, defende Isabel. A abordagem, fundamentada nos pilares de habitação, saúde, educação e saneamento, higiene e água, é a base da estratégia da Oiko para o incentivo e financiamento de instituições que contribuem no desenvolvimento de comunidades de baixa renda. “O BF está completamente segundo a missão e os valores da Oiko porque entende o contexto da comunidade, cria produtos adequados para o contexto e aproxima os clientes”.

Foto: Banco da Família / Crédito: divulgação.

A atuação do BF junto as famílias de baixa renda chamou a atenção da investidora de impacto social e cooperativa de crédito global holandesa Oikocredit, que desenvolveu um estudo de caso sobre os programas de microcrédito para habitação, reforma e saneamento do banco. Esse tipo de impacto, gerado em prol de uma comunidade, é o que sustenta a nova estratégia que vem sendo implementada na Oikocredit desde 2021: a Community Focus Approach (CFA) ou, em tradução livre, aproximação com foco na comunidade. A abordagem, fundamentada nos pilares de habitação, saúde, educação e saneamento, higiene e água, é a base da estratégia da Oiko para o incentivo e financiamento de instituições que contribuem no desenvolvimento de comunidades de baixa renda.

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