Portal Making Of

QUAL A MELHOR?

QUAL A MELHOR?
ViniBraExpo/Reprodução

Uma catarinense disputa o voto do público na pesquisa que vai reconhecer a Vinícola do Ano. A Leone di Venezia, fica em São Joaquim, e compete com a paulista Guaspari e as gaúchas Casa Perini, Casa Valduga, Don Guerino e Luiz Argenta. A votação está sendo feita pela internet e é organizada pela Vini Bra Expo, uma feira de vinhos criada em 2017 e que tem apoio da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).


Jefferson Douglas/Acervo

Os organizadores não deixaram muito claro qual o critério usado para a pré-seleção dos nomes. Mas a coluna ousa apostar no fenomenal resultado obtido pela Leone com castas italianas como o Montepulciano (em especial o finito e agora raro Mastino da foto). Justamente por conhecer a qualidade desse vinho catarinense, já votou e reforça o coro: Forza Leone di Venezia!

____________________

 

O FANTÁSTICO MERCADO DE 10 BILHÕES DE DÓLARES


Susana Baldo/Reprodução

O mercado de vinhos não alcoólicos evolui em uma velocidade tão alta que deve alcançar o patamar de US$ 10 bilhões em no máximo sete anos. O crescimento médio anual é de 7%, e segue uma tendência de outros segmentos de bebidas como cervejas, gins e RDT (drinks prontos para beber), todos bom baixo ou nenhum teor alcoólico. O estudo é da empresa de inteligência de mercado Fact.MR. “A tendência crescente de conscientização e bem-estar da saúde está posicionando o vinho não alcoólico como uma das maiores categorias de produtos em bebidas”, descreve um trecho do relatório.

No ano passado a australiana McGuigan lançou uma gama de vinhos não alcoólicos chamados ‘Zero’. Quem também aderiu à tendência é a argentina Susana Balbo, que lançou há algumas semanas o Envero (foto). Produzido à base da uva Torrontês, a bebida é apresentada como “apta para todos os públicos e todos os momentos”. A divulgação que vem sendo feita pela vinícola apresenta a bebida com uma pegada frisante e notas sensoriais que lembram “casca de laranja, tangerina, lichia, limão, pétalas de jasmin e de rosas brancas”. 

__________________

 

CONSUMO RESPONSÁVEL


Ambev/Reprodução

Por falar em tendência de consumo, a multinacional AmBev colocou o carro na rua na semana passada para divulgar uma iniciativa de consumo responsável dentro de seu programa de sustentabilidade. O projeto pretende divulgar os malefícios do consumo exagerado de álcool, apresenta sugestões de drinks com baixo teor alcoólico e – com a calculadora de doses – ajuda o consumidor identificar o quando anda consumindo e qual o impacto disso no organismo.

Um exemplo: um homem que consome 4 long necks na sexta-feira e 2 taças de vinho no sábado ingere 847 calorias e seria necessário caminhar por mais de uma hora para compensar o ganho calórico. A ferramenta ainda permite calcular qual a quantidade ideal de bebida a ser adquirida para festas ou reunião de amigos.

________________

 

NOVIDADES CERVEJEIRAS


Bierland/Divulgação

A Bierland, de Blumenau, está lançando as primeiras long necks da cervejaria. A Session IPA e a América Pilsen (foto) devem ajudar a empresa a se posicionar melhor nos pontos de venda, complementando o portfólio de produtos.

Outra cervejaria local, a Blumenau, está lançando a Oktoberfestbier, como o Portal Making Of informou esta semana. A cerveja tem 5% de teor alcóolico, lúpulos alemães e 23 IBU. O lançamento deveria coincidir com a Oktoberfest que, infelizmente, foi suspensa em função da pandemia.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

MASTER CHEF DO COPO

Imagine um programa ao estilo Master Chef, Iron Chef, ou Bake Of. Mas substitua as carnes, frutos do mar, massas ou legumes por… bebidas alcoólicas.

VINHO, NEGÓCIOS Y OTRAS COSITAS MÁS

Bento Gonçalves recebeu no mês passado o maior evento vinícola da América Latina. A Wine South America é uma feira de vinhos realizada anualmente e

300 ANOS NO COPO

O italiano Salvatore Calabrese, considerado um mago da coquetelaria, teve o privilégio de preparar o drink com os ingredientes mais antigos do mundo. Pelo menos

OS PUTOS CHEGARAM

Calma leitor… O título da nota não tem a pretensão de ser ofensivo, mas meramente informativo. Afinal, de que outra maneira falar da chegada ao

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO

Qual a fórmula de um Gin Tônica perfeito? A Quintessential Brands, fabricante de destilados da Inglaterra, contratou uma cientista de alimentos para responder esta questão.

ROCK & VINHO, VINHO & ROCK

Se o marketing é a alma do negócio, o prêmio de sacada marketeira da década vai para o grupo aí da foto. Os caras conectaram

EXPERIÊNCIAS VINÍCOLAS

Vinícola Valduga, de Bento Gonçalves, investiu pesado em uma estrutura para encantar o consumidor. Batizado de Famiglia Valduga Experience o novo espaço é mais que

TRANSPARENTE – E PANCADÃO

Bourbon é uma bebida com cor de caramelo, confere? Sim. Mas nem sempre. A maior prova disso é o moonshine, esse Tenesse Whiskey transparente aí

BAIXINHO INVOCADO

Depois de uma ação de co-branding com a Coca-Cola para reposicionar o já tradicional Jack & Coke (que até então era produzido, aparentemente, com uma

LOTE ESGOTADO

Cervejaria gaúcha Leopoldina mal colocou à venda sua premiada English Barley Wine e o estoque inicial se esgotou no e-commerce da empresa – apesar dos

SÓ PARA ESPECIALISTAS

O tradicional Havana Club, o segundo rum mais consumido no planeta (atrás do Bacardi), lançou uma edição exclusiva para bartenders.

SIMPLY THE BEST

Saiu a lista dos 50 melhores bares do mundo e o famoso Dandelyan, de Londres, foi considerado o melhor lugar do planeta para tomar um drink e relaxar.

THE WINTER IS COMING

A multinacional de bebidas DIAGEO lança em novembro uma série limitada do whisky Johnny Walker

DAS OKTOBERFEST

A maior festa germânica do mundo começa neste sábado, 22, e com mudanças.

MAIS PRÊMIOS

Vinhos brasileiros fizeram bonito no 15º Concurso Internacional de Vinos y Licores Vinus 2018, realizado nos dias 9 e 10 de agosto, em Mendoza, Argentina.

EXEMPLO PAULISTA

Em época de valorização da produção de cerveja artesanal, um bom exemplo que vem de Ribeirão Preto (SP)