Portal Making Of

CHOCOLATE DE CERVEJA

CHOCOLATE DE CERVEJA
Foto: Jefferson Douglas da Silva/Divulgação

Cerveja combina com…? Se depender da criatividade de empreendedores catarinenses, combina com tudo e mais um pouco.

Empurrados pelo bom momento do mercado cervejeiro empresas estão criando uma série de produtos inspirados na bebida. Tem aplicativos; roteiros turísticos; roupas e acessório; energético feito com malte de cevada e até amendoim saborizado com lúpulo.

Um dos empresários que aposta neste mercado é o blumenauense Marlon Correia. Se antecipando ao Festival Nacional da Cerveja do ano passado ele e a sócia Lilian (que é chocolatier) produziram uma variedade de doces com adição de insumos cervejeiros. O carro chefe é um chocolate ao leite com lúpulo Citra, que garante um sabor herbáceo e levemente amargo. Há ainda um chocolate com crocante de malte, e outro com malte de cevada e flor de sal do Himalaia. Os produtos são vendidos em empórios, lojas de artigos cervejeiros e na sede da chocolateria, em Blumenau.  

Como se vê, oportunidades nesse segmento não faltam. A coluna aproveita e compartilha um link com outras ideias para quem quer empreender nesse ramo. A propósito, o material produzido pelo Empório da Cerveja e alojado no G1 é um grande depositório com reportagens bacanas sobre o universo cervejeiro e oportunidades de empreendedorismo no setor. #FicaADica

____________________

 

CERVEJA E MEDITAÇÃO


Foto: Stella Artois/Divulgação

Que tal relaxar com uma cerveja? A Stella Artois avançou uma casa e está propondo uma meditação de 20 minutos – acompanhada de uma loira gelada.

A ação de marketing é inspirada no APP Headspace, que oferece meditação guiada. A cervejaria convidou o ator Luke Evans (Velozes e Furiosos, Hobbit, A Garota do Trem…) para narrar uma espécie de podcast. São vinte minutos em que Evan conta histórias pessoais, bastidores de filmes, piadas e vai orientando como degustar de forma adequada a cerveja.

A ideia é incentivar o consumidor a desacelerar e aproveitar a cerveja com calma. Para complementar a experiência sensorial a Stella Artois recomenda consumir a cerveja ao longo dos 20 minutos do podcast, em um cálice. e em – exatos – 12 goles. Seria o tempo e a forma perfeitos para tornar a experiência relaxante a prazerosa. Há uma amostra do Stella Space (como é conhecida a iniciativa) no Youtube. Quem preferir acessar o podcast completo – e testar a meditação guiada na prática – é preciso baixar o aplicativo Inscape, na Apple Store. A gravação, obviamente, é em inglês.

____________________

 

AINDA SOBRE TECNOLOGIA


Foto: Reprodução

Coluna comentou na semana passada a preocupação com a queda na oferta de mão de obra para a colheita de uva na França. Mudanças no calendário escolar tem afastado jovens estudantes, que realizavam o trabalho temporário durante as férias de verão.

Pois o Conselho Interprofissional do Vinho de Bordeaux (CIVB) criou um game gratuito onde o desafio é administrar uma vinícola. O game Château Academy (disponível para IoS e Android e desktop) testa a habilidade dos jogadores em comprar ferramentas, maquinários, contratar funcionários, colher e industrializar a uva.

O público alvo são adolescentes entre 14 e 20 anos. Por trás da iniciativa, o CIVB está tentando atrair e fidelizar o público mais jovem que, em breve, pode trabalhar ou investir no setor.

____________________

 

SHOT

As inscrições para o Concurso Brasileiro de Cervejas, em 2019, ainda não iniciaram. Enquanto isso a organização do evento está divulgando os bastidores do concurso deste ano. Vídeo produzido a pedido da Ablutec e Science of Beer está disponível no Youtube e mostra a impressão de alguns jurados internacionais sobre a organização do concurso, e os comentários deles sobre a qualidade da cerveja brasileira.

 

A Bud Light, cerveja oficial da Liga de Futebol Norte-Americano (NFL), criou uma ação de marketing especial para os torcedores do Cleveland Browns. A empresa distribuiu geladeiras cheias de cerveja pela cidade. Elas estão trancadas em bares da cidade e vão ser abertas simultaneamente assim que o Browns vencer a primeira partida oficial da temporada. A ideia é distribuir a bebida de graça para os torcedores comemorarem a primeira vitória do time.

 

E os norte-americanos criaram uma data para homenagear o rum: 16 de agosto é Dia Nacional da bebida. Produzida desde o século XVII por escravos em plantações de açúcar, era associada a piratas e marinheiros mas vem ganhando status no país. Os Estados Unidos tem bares exclusivos para a bebida, como o Rum House, em Nova York e um evento oficial. O National Rum Day Fest, ocorre nesta quinta-feira em um hotel de Miami, com degustação de 20 marcas da bebida.

Uma empresa inglesa inventou um acessório que funciona como uma espécie de colar, para liberar as mãos de quem toma um vinho ou coquetel. O pra lá de estranho wine buddy, está sendo vendido a 4 libras. E parece que faz sucesso principalmente entre o público mais jovem, informa o portal iNews.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

CATARINENSES EXTREMOS (E PREMIADOS)

Duas vinícolas catarinenses se destacaram – e muito – no Mondial des Vins Extrêmes realizado no finzinho de setembro no norte da Itália. Quinta da

HATER – PERO NO MUCHO

Ryan Reynolds costuma dar um toque bem-humorado nas campanhas de divulgação do Aviation Gin. Na última ação, não foi diferente: com uma ironia ao melhor

TOP 100

O Rabo de Galo, um dos maiores clássicos dos botequins paulistanos, entrou para a seleta lista da Associação Internacional dos Bartenders (IBA). Menos de 100

LA BELLE DE JOUR

O cantor e compositor Alceu Valença acaba de ganhar uma homenagem muito especial. Um dos seus maiores sucessos serviu de inspiração para uma linha de

FUNCIONÁRIO PADRÃO

Cervejarias e destilarias mundo afora contam com excelentes destiladores, fenomenais master blenders, mestres cervejeiros incríveis e outros técnicos gabaritados que elaboram bebidas da mais alta

MEDALHA, MEDALHA, MEDALHA…

A destilaria catarinense Kalvelage conquistou mais um prêmio internacional: double gold no San Francisco World Spirits Competition. A competição de destilados criada em 1980 é

TROPICÁLIA

Quatro bartenders (da África do Sul, República Tcheca, Dubai e Brasil) foram os vencedores do Black Label Bartender Challenge, que testou a criatividade na elaboração

BEBIDA TECH

Você experimentaria uma cerveja concebida e produzida por uma inteligência artificial? Pois pesquisadores do Instituto Australiano de Machine Learning (em parceria com Deep Liquid e

Destaque da semana: TRIO DE RESPEITO

As festas de fim de ano costumam combinar – e muito – com espumantes. Pois a Coluna traz hoje três excelentes dicas para o consumidor

MASTER CHEF DO COPO

Imagine um programa ao estilo Master Chef, Iron Chef, ou Bake Of. Mas substitua as carnes, frutos do mar, massas ou legumes por… bebidas alcoólicas.

VINHO, NEGÓCIOS Y OTRAS COSITAS MÁS

Bento Gonçalves recebeu no mês passado o maior evento vinícola da América Latina. A Wine South America é uma feira de vinhos realizada anualmente e

300 ANOS NO COPO

O italiano Salvatore Calabrese, considerado um mago da coquetelaria, teve o privilégio de preparar o drink com os ingredientes mais antigos do mundo. Pelo menos

OS PUTOS CHEGARAM

Calma leitor… O título da nota não tem a pretensão de ser ofensivo, mas meramente informativo. Afinal, de que outra maneira falar da chegada ao

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO

Qual a fórmula de um Gin Tônica perfeito? A Quintessential Brands, fabricante de destilados da Inglaterra, contratou uma cientista de alimentos para responder esta questão.

ROCK & VINHO, VINHO & ROCK

Se o marketing é a alma do negócio, o prêmio de sacada marketeira da década vai para o grupo aí da foto. Os caras conectaram

EXPERIÊNCIAS VINÍCOLAS

Vinícola Valduga, de Bento Gonçalves, investiu pesado em uma estrutura para encantar o consumidor. Batizado de Famiglia Valduga Experience o novo espaço é mais que

TRANSPARENTE – E PANCADÃO

Bourbon é uma bebida com cor de caramelo, confere? Sim. Mas nem sempre. A maior prova disso é o moonshine, esse Tenesse Whiskey transparente aí

BAIXINHO INVOCADO

Depois de uma ação de co-branding com a Coca-Cola para reposicionar o já tradicional Jack & Coke (que até então era produzido, aparentemente, com uma

LOTE ESGOTADO

Cervejaria gaúcha Leopoldina mal colocou à venda sua premiada English Barley Wine e o estoque inicial se esgotou no e-commerce da empresa – apesar dos

COPO CHEIO

Blumenau recebe esta semana um dos maiores festivais cervejeiros do país. A 15ª edição do Festival Brasileiro da Cerveja começa na quarta-feira, dia 04 e vai até o sábado, 07 de maio. São 80