Portal Making Of

LA GARRAFA DE PAPEL

LA GARRAFA DE PAPEL
Carlsberg/Divulgação

A inovação é da Carlsberg e, se der certo, pode revolucionar o mercado de bebidas no planeta. A cervejaria dinamarquesa acaba de apresentar uma garrafa com uma textura que parece um papelão. A embalagem é feita na verdade com uma fibra maleável de madeira e possui uma barreira interna (para reter a cerveja) de uma espécie de plástico reciclado.

O desenvolvimento, em parceria com a Universidade Técnica da Dinamarca, começou em 2015 e faz parte de um projeto que pretende reduzir a emissão de carbono em todas etapas de produção da bebida. Chamada de Green Fiber Bottle, a garrafa é ainda um protótipo. Mas tem boas chances de chegar ao mercado e complementar outras iniciativas ecologicamente corretas que vem sendo adotadas pela indústria de bebidas.

A propósito… A coluna pede desculpas, mas o trocadilho com o seriado da Netflix foi inevitável.

____________________

PROGRAMA


Jim Beam/Divulgação

Sites de viagem gringos estão divulgando um programa imperdível para os amantes do bourbon: passar a noite em uma casa histórica, dentro do complexo de uma das maiores destilarias do planeta. O imóvel rústico, onde viveram sete gerações de destiladores da Jim Beam (foto) foi construído em 1919, fica ao lado de um lago, e tem um bar abastecido com os melhores bourbons da empresa.

O programa prevê ainda um tour pela destilaria, degustação guiada e outros agrados. “Gostamos de dizer que quem nos visita vem como amigo e sai como família “, diz Fred Noe, destilador mestre da Jim Beam. A experiência vai ser oferecida até dezembro e a diária custa US$ 23 (algo em torno de 90 reais).

Nota: A coluna localizou o link da promoção, mas o Airbnb não carregou a página. Foi preciso navegar por uma guia anônima do Chrome para ter acesso à reserva. Imagino que seja uma forma de restringir a promoção para residentes nos Estados Unidos.

____________________

BRINDE?


Golden Motion/Divulgação

A polêmica saída do Reino Unido da União Europeia tem criado problemas políticos, gerado dúvidas na população, e criado ótimas oportunidades para os marqueteiros de plantão. Uma das empresas que aproveitou o burburinho para faturar é a Golden Motion, focada no mercado de luxo. A empresa francesa criou um lote exclusivo de um vinho “comemorativo”. O Chardonnay tem flocos de ouro 24 quilates, garrafa com a bandeira estilizada do Reino Unido e a frase: “Brexit, fizemos história”. O produto está sendo vendido por módicos 155 Euros (720 reais) apenas na Europa. Ainda não se sabe se a bebida vai servir para comemorar a cisão, ou para afogar as mágoas dos europeus. Até porque ainda não está claro como vai ser o relacionamento comercial (e a taxação de bebidas alcoólicas) entre o Reino Unido e o restante da Europa.

____________________

REJEITO


Pixabay/Reprodução

Estudantes de todo o mundo participam nos próximos dias em Novo Hamburgo (RS) da Mostratec, uma mostra internacional de tecnologia. Mas, entre os 725 projetos, o que promete chamar mais atenção é o de um jovem cientista português. Rodrigo Carvalho de 16 anos vai mostrar na prática que é possível produzir gin usando como matéria-prima um subproduto da produção de queijo: o soro. O estudante explica que as ovelhas da raça bordaleira produzem um leite com um teor de açúcar maior do que a média. E isso permite destilar o soro, que antes era considerado resíduo e descartado em mananciais de água. O estudante ainda não bebe, mas jura que a bebida tem sabor e aroma levemente amanteigados. 

____________________

EMBALAGEM PRÁTICA


Jungle/divulgação

A premiada destilaria mineira Jungle começa distribuir no mercado uma embalagem que facilita a vida dos consumidores de gin tônica. O drinque foi acondicionado em uma lata de alumínio com 269 ml. O produto foi idealizado para facilitar o consumo da bebida, principalmente nas baladas e, por enquanto, está sendo distribuído apenas na região Sudeste. Outro produto, criado em parceria com a Bitter&Co é o Negroni, também em lata. O coquetel é uma mistura de gin e vermute. No ano passado a coluna já havia mostrado que a oferta de coquetéis prontos em latas é uma tendência forte no mercado, principalmente na Europa.

____________________

UM VINHO PRA CHAMAR DE SEU

Joaçaba recebe hoje e amanhã (18 e 19) a 3ª edição da Expovinho. O evento pretende mostrar lançamentos da indústria de bebidas da região meio oeste e de outros estados, principalmente o Rio Grande do Sul. Uma das atrações da feira, porém, pode ser o consórcio liderado pelo enólogo capixaba Douglas Chamon. Ele criou o projeto “terroir próprio” que, na prática, consiste em reunir cotistas que investem na produção de um determinado lote de vinho. As inscrições para a produção de 2020, se encerram no fim de novembro.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

2022 – APOSTAS E INCERTEZAS

O ano começou tumultuado no setor de bebidas. Dólar ainda em alta, aumento nos preços ou falta de matérias-primas afetam diversos players do mercado. A

JINGLE BELL´S

Se você usa WhatsApp ou redes sociais com certeza foi impactado nos últimos dias pelo vídeo de um cidadão abrindo garrafas de vinho em ritmo de ‘Jingle Bells’.

PARA POUCOS

A premiada cachaçaria gaúcha Weber Haus lançou na quinta-feira passada (18) a Diamant – 21 anos.

THE BEST

Um uruguaio é o melhor sommelier do Brasil da atualidade.

A MELHOR – MAIS UMA VEZ

O que faz de uma vinícola um local inesquecível? A paisagem? A arquitetura do local? O vinho?

Prepare o bolso

A Ambev, dona de marcas como Patagônia, Spaten, Stella Artois, Colorado, Skol, Brahma e Antarctica, deve aumentar o preço das cervejas a partir deste sábado, 2.

LARANJA NO WHISKY

Para os puristas é um atentado. Mas o fato é que o tradicional whisky Jameson também se rendeu à tendência de bebidas mais frutadas e com uma pegada mais jovem.

CLOONEY VINERY

O ator George Clooney comprou uma propriedade na Provença e se mudou de mala e cuia para o local. A intenção dele (e a esposa Amal) é produzir vinho rosé.

DRINK NA CASQUINHA

Não se engane. Parece sorvete mas se trata de cerveja na casquinha.

VINHO, NEGÓCIOS Y OTRAS COSITAS MÁS

Bento Gonçalves recebeu no mês passado o maior evento vinícola da América Latina. A Wine South America é uma feira de vinhos realizada anualmente e

300 ANOS NO COPO

O italiano Salvatore Calabrese, considerado um mago da coquetelaria, teve o privilégio de preparar o drink com os ingredientes mais antigos do mundo. Pelo menos

OS PUTOS CHEGARAM

Calma leitor… O título da nota não tem a pretensão de ser ofensivo, mas meramente informativo. Afinal, de que outra maneira falar da chegada ao

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO

Qual a fórmula de um Gin Tônica perfeito? A Quintessential Brands, fabricante de destilados da Inglaterra, contratou uma cientista de alimentos para responder esta questão.

ROCK & VINHO, VINHO & ROCK

Se o marketing é a alma do negócio, o prêmio de sacada marketeira da década vai para o grupo aí da foto. Os caras conectaram

EXPERIÊNCIAS VINÍCOLAS

Vinícola Valduga, de Bento Gonçalves, investiu pesado em uma estrutura para encantar o consumidor. Batizado de Famiglia Valduga Experience o novo espaço é mais que

TRANSPARENTE – E PANCADÃO

Bourbon é uma bebida com cor de caramelo, confere? Sim. Mas nem sempre. A maior prova disso é o moonshine, esse Tenesse Whiskey transparente aí

BAIXINHO INVOCADO

Depois de uma ação de co-branding com a Coca-Cola para reposicionar o já tradicional Jack & Coke (que até então era produzido, aparentemente, com uma

LOTE ESGOTADO

Cervejaria gaúcha Leopoldina mal colocou à venda sua premiada English Barley Wine e o estoque inicial se esgotou no e-commerce da empresa – apesar dos

COPO CHEIO

Blumenau recebe esta semana um dos maiores festivais cervejeiros do país. A 15ª edição do Festival Brasileiro da Cerveja começa na quarta-feira, dia 04 e vai até o sábado, 07 de maio. São 80