Portal Making Of

MEL, CERVEJA E BIODIVERSIDADE

MEL, CERVEJA E BIODIVERSIDADE
Colorado/Divulgação

Quem gosta de cervejas com sabor adocicado tem um motivo adicional para provar a nova coleção da Colorado. A popular Appia (cerveja de trigo com adição de mel) está sendo relançada numa campanha que vai valorizar o sabor de méis produzidos por quatro abelhas nativas do Brasil: Mandaçaia, Jataí, Uruçu e Tiúba.

A campanha, que começou com um vídeo que dava a entender que a cerveja deixaria de ser produzida, tem um apelo marqueteiro e ecológico ao mesmo tempo. Pretende mostrar a importância do inseto para a preservação da biodiversidade (como dá para conferir nesse outro vídeo).

A Appia de Mandaçaia (foto) tem 8% de teor alcoólico, quase o dobro da cerveja original. As cervejas com as demais variedades de mel chegam ao mercado nos próximos meses.

A edição é limitada e faz parte da linha “Brasil com S”, que valoriza produtos nativos do país. Até agora já foram lançadas uma American Pale Ale com garapa; uma New England IPA com maracujá; uma Belgian Saison com Mate e Limão; uma Summer Ale com goiaba; uma English IPA com paçoca e uma Robust Porter com coco.

_________________________

 

OKTOBERFEST NAS ALTURAS


Lufthansa/Divulgação

Já virou tradição. Período de Oktoberfest, pilotos e tripulantes da Lufthansa, principal empresa aérea alemã, trabalham com roupas típicas em alguns voos que chegam ou saem de Munique (foto). A iniciativa é para valorizar a Oktoberfest que ocorre de 21 de setembro a 06 de outubro na capital da Bavária. Lounges da empresa em alguns aeroportos, também estão servindo iguarias da culinária local. São mais de 4 toneladas de Leberkäs (uma espécie de pão feito com carne processada), 38 mil pretzels e 750 quilos de salsichas. Infelizmente a tradicional cerveja de trigo alemã, não vai entrar nas degustações. :/

_________________________

 

CERVEJA BELGA

Por falar em cerveja, a rede Mestre Cervejeiro está organizando uma nova excursão para a Bélgica. A intenção é reunir um grupo para visitar cervejarias históricas, provar refeições harmonizadas e realizar outros passeios turísticos. O roteiro é de 19 a 28 de outubro.

A Bélgica é um dos principais produtores mundiais, com mais de 1.500 empresas e cervejas consideradas patrimônio da humanidade.

_________________________

 

GIN PRA QUE TE QUERO


Hambre/Divulgação

Coluna tem falado há bastante tempo sobre o boom do gin. Mercado continua aquecido e com tendência de crescimento na produção e consumo.

Uma das novidades mais recentes – e bacanas – é o Hambre (foto), produzido na região metropolitana de Curitiba. O gin é resultado da parceria dos empresários Guilherme Neme Bossoni e Eduardo Pereira Alves que começaram a produção de maneira caseira, como hobby, há uns três anos. Aos poucos a receita foi evoluindo e a oportunidade de negócio ficou mais clara. A fórmula atual da bebida leva 14 botânicos nacionais e importados, mas – na opinião da coluna – o que mais se destaca é a baunilha. O aroma adocicado torna o Hambre inconfundível. A produção de até 8 mil garrafas/mês está sendo direcionada para Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e também Santa Catarina. Por aqui, o produto deve ser encontrado em breve na rede Angeloni.


Salton/Divulgação

Mais ao sul, a vinícola gaúcha Salton também entra na onda do gin com o Theros (foto). O dry gin é produzido com destilado de cana de açúcar, água e zimbro, além de botânicos como raiz de angélica e flor de cássia. A garrafa tem um diferencial: é uma das poucas do mercado com capacidade de 1 litro.


Edimburgh/Divulgação

Na Europa, um dos destaques do verão é lançamento da criativa destilaria escocesa Edimburgh. A empresa já produziu gin (e licores à base de gin), com ingredientes dos mais inusitados: ruibarbo com gengibre; romã e licor de rosa; ameixa e baunilha; e muito mais… A coluna destaca aqui o licor (a base é um gin clássico da empresa,) feito com flor de laranjeira, cascas de laranja e tangerina.  A bebida é mais leve que o normal (tem metade do teor alcoólico de um gin tradicional), e o destaque é a característica floral e cítrica, super destacada no aroma e sabor. O produto pode ser adquirido pela internet.

_________________________

 

DIGITAL

Pesquisa de uma empresa especializada em marketing de vinho descobriu que o Brasil é o terceiro maior mercado de compra da bebida pela internet, atrás apenas da China e Reino Unido. Pelo levantamento da Wine Inteligence, quase um terço das vendas no Brasil são pelos canais online.

Os motivos seriam o preço mais acessível e a maior variedade que os pontos de venda tradicionais. O estudo também mostra que, existem mais de 8 milhões de consumidores de vinho online no Brasil, dos quais 1,7 milhão faz compras regulares pela internet. Outra informação relevante: as vendas online cresceram 40% entre 2016 e 2017 (último levantamento realizado) e o perfil do comprador online é jovem, com maior disposição a provar novidades, e com renda elevada.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

MASTER CHEF DO COPO

Imagine um programa ao estilo Master Chef, Iron Chef, ou Bake Of. Mas substitua as carnes, frutos do mar, massas ou legumes por… bebidas alcoólicas.

VINHO, NEGÓCIOS Y OTRAS COSITAS MÁS

Bento Gonçalves recebeu no mês passado o maior evento vinícola da América Latina. A Wine South America é uma feira de vinhos realizada anualmente e

300 ANOS NO COPO

O italiano Salvatore Calabrese, considerado um mago da coquetelaria, teve o privilégio de preparar o drink com os ingredientes mais antigos do mundo. Pelo menos

OS PUTOS CHEGARAM

Calma leitor… O título da nota não tem a pretensão de ser ofensivo, mas meramente informativo. Afinal, de que outra maneira falar da chegada ao

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO

Qual a fórmula de um Gin Tônica perfeito? A Quintessential Brands, fabricante de destilados da Inglaterra, contratou uma cientista de alimentos para responder esta questão.

ROCK & VINHO, VINHO & ROCK

Se o marketing é a alma do negócio, o prêmio de sacada marketeira da década vai para o grupo aí da foto. Os caras conectaram

EXPERIÊNCIAS VINÍCOLAS

Vinícola Valduga, de Bento Gonçalves, investiu pesado em uma estrutura para encantar o consumidor. Batizado de Famiglia Valduga Experience o novo espaço é mais que

TRANSPARENTE – E PANCADÃO

Bourbon é uma bebida com cor de caramelo, confere? Sim. Mas nem sempre. A maior prova disso é o moonshine, esse Tenesse Whiskey transparente aí

BAIXINHO INVOCADO

Depois de uma ação de co-branding com a Coca-Cola para reposicionar o já tradicional Jack & Coke (que até então era produzido, aparentemente, com uma

LOTE ESGOTADO

Cervejaria gaúcha Leopoldina mal colocou à venda sua premiada English Barley Wine e o estoque inicial se esgotou no e-commerce da empresa – apesar dos

COPO CHEIO

Blumenau recebe esta semana um dos maiores festivais cervejeiros do país. A 15ª edição do Festival Brasileiro da Cerveja começa na quarta-feira, dia 04 e vai até o sábado, 07 de maio. São 80

2022 – APOSTAS E INCERTEZAS

O ano começou tumultuado no setor de bebidas. Dólar ainda em alta, aumento nos preços ou falta de matérias-primas afetam diversos players do mercado. A

JINGLE BELL´S

Se você usa WhatsApp ou redes sociais com certeza foi impactado nos últimos dias pelo vídeo de um cidadão abrindo garrafas de vinho em ritmo de ‘Jingle Bells’.

PARA POUCOS

A premiada cachaçaria gaúcha Weber Haus lançou na quinta-feira passada (18) a Diamant – 21 anos.

THE BEST

Um uruguaio é o melhor sommelier do Brasil da atualidade.

A MELHOR – MAIS UMA VEZ

O que faz de uma vinícola um local inesquecível? A paisagem? A arquitetura do local? O vinho?

Prepare o bolso

A Ambev, dona de marcas como Patagônia, Spaten, Stella Artois, Colorado, Skol, Brahma e Antarctica, deve aumentar o preço das cervejas a partir deste sábado, 2.

LARANJA NO WHISKY

Para os puristas é um atentado. Mas o fato é que o tradicional whisky Jameson também se rendeu à tendência de bebidas mais frutadas e com uma pegada mais jovem.

CLOONEY VINERY

O ator George Clooney comprou uma propriedade na Provença e se mudou de mala e cuia para o local. A intenção dele (e a esposa Amal) é produzir vinho rosé.