Portal Making Of

REFRESCANTE – AO EXTREMO

Foto: Divulgação

O Limoncello Spritz foi eleito o coquetel do ano. Pelo menos pelos analistas da agência Baum & Whitman que indica comidas e bebidas que serão tendência. O relatório foi publicado no começo do ano, mas tem gerado cada vez mais burburinho com a proximidade do verão europeu.

De origem italiana, o drink ganhou grande popularidade no ano passado por ser um clássico, com um toque contemporâneo. O licor, principal ingrediente do coquetel, é originário da costa Amalfitana. As cascas de limões sicilianos são maceradas em álcool neutro por duas semanas e, ao final, acrescenta-se uma calda de açúcar.

O drink da moda também segue a lógica da simplicidade: leva Limoncello, Prosecco, gelo e água com gás. No preparo, encha uma taça com gelo, adicione uma dose de Limoncello e outra de espumante. Complete com água gaseificada e mexa suavemente.

Decore com uma rodela de limão ou folhas de hortelã/alecrim e bom proveito.

 

MERCADO EM EXPANSÃO 

Foto: Reprodução/WSA

Bento Gonçalves recebeu há pouco mais de uma semana passada mais uma edição da Wine South America (WSA) e a 5ª. edição da Feira de Negócios do Vinho. Os eventos, que ocorrem em paralelo, apresentaram 430 marcas, reuniram mais de sete mil compradores e geraram aproximadamente R$ 100 milhões em negócios.

A sommelier e influenciadora Heloise Violène Guil Chociai, conhecida das redes sociais como Lady In Red Wines, relatou para a coluna quais os destaques do evento.

 

NOVAS REGIÕES PRODUTORAS

“Uma das coisas que mais me chamou atenção é o fato de que a produção de vinho já não é algo restrito ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e alguns pontos do Paraná e Minas Gerais. O pessoal já tá fazendo experimentações e produzindo vinho no Brasil inteiro. Nessa edição da Feira vi vinhos de Goiás, Brasília e até produtor de Mato Grosso eu encontrei por lá. Eu penso que isso é uma coisa muito relevante porque ficou bem explicito que o vinho se espalhou realmente pelo Brasil”.

 

MADE IN BRASÍLIA

Foto: acervo pessoal/@LadyInRedWines

“A propósito, o vinho de Brasília chocou todo mundo na feira. Eu sabia que havia produção de vinho lá, mas não sabia que eram vinhos de tão alta qualidade. E o stand do DF era um dos mais lotados. Claro que são todos pequenos produtores. Mas a qualidade do vinho deles é algo fora de série”.

 

CATARINENSES

“Santa Catarina estava muito bem representada na feira. Espaço nobre, estrutura bacana, com muitos produtores expondo. Chamou atenção a presença de muitos produtores que não haviam participado das feiras anteriores”.

 

DE OLHO NO MERCADO

“A Itália investiu pesado nessa feira para projetar os vinhos daquele país. Até uns dois anos atrás existia um stand de vinhos italianos mas, desta vez, o ITA (agência para a promoção e internacionalização de empresas italianas) entrou na jogada e montou uma estrutura impressionante para acomodar 56 vinícolas que ficam em 15 das 20 regiões italianas. Se incluir os produtores que montaram stands próprios, havia 80 expositores italianos – o dobro da edição passada. Demonstra que eles estão investindo bastante no mercado dos brasileiros”.

 

SEM ÁLCOOL 

Foto: acervo pessoal/@LadyInRedWines

“O zero álcool está com força total. Vi várias vinícolas criando e apresentando vinhos deste segmento, aproveitando a tendencia da geração Z, que não quer mais consumir álcool. As grandes vinícolas tem pelo menos um rótulo no mercado para atingir este público”.

 

ORIGEM VALORIZADA

“Outro ponto que me chamou atenção é que os produtores estão buscando mais essa questão da Indicação de Procedência, a Denominação de Origem. Eu visitei o pessoal da IP Altos Montes e ficou claro que os produtores estão bem unidos para conseguir descobrir qual é a melhor uva, qual é o melhor estilo que define o vinho deles, para definir regras e então conseguir a certificação. Isso agrega muito para o vinho e dá uma segurança para o consumidor também”.

 

BRASIL/ARGENTINA

Foto: acervo pessoal/@LadyInRedWines

“A Miolo fez um festão na vinícola para lançar o Quinto Terroir, que é resultado da compra da Bodega Renacer, de Mendoza. São vinhos de entrada, bem bacanas, que chegam ao mercado na faixa de R$ 60 ou R$ 70. E com uvas como Malbec e Bonarda. Então, acho que foi uma boa parceria”.

 

NO GERAL

Foto: acervo pessoal/@LadyInRedWines

“E a feira, em si, cresceu muito. Se profissionalizou também. A diferença é enorme nos últimos dois anos. O evento está muito mais profissional e é agradável participar da feira, conhecer as vinícolas em visitas técnicas, participar de degustações e masterclasses (foto). Acho que realmente é uma feira que se consolidou no mercado nacional. E que vale a pena conhecer”.

 

CERVEJA, CERVEJA E MAIS CERVEJA…

Foto: Divulgação/Schornstein

Mudando de assunto, a cervejaria Schornstein está em contagem regressiva para mais uma edição do Schornstein Festival que será realizado nos dias 24 e 25 de maio na cidade de Pomerode. O evento terá dois palcos. Um deles com música ao vivo e outro com discotecagem e o melhor dos discos de vinil. O evento é ao ar livre e não há cobrança de ingresso.

Foto: Divulgação/Schornstein

O público terá 16 estilos de cerveja à disposição, uma delas lançada especialmente para a data, com edição limitada apresentada em lata de 473ml, a Cherry Bock, tem coloração avermelhada e espuma cremosa, traz aromas de caramelo e fruta, com o final levemente adocicado da cereja. O festival também vai contar com um bar de drinks, vinhos e destilados, que ficará ao lado do palco vinil.

Nos mesmos dias a cidade de Itajaí recebe outro evento cervejeiro. O Itajaí CraftBeer, que vai reunir 22 cervejarias, food trucks e bandas de rock no Centreventos da cidade. A entrada é de graça.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

LA BELLE DE JOUR

O cantor e compositor Alceu Valença acaba de ganhar uma homenagem muito especial. Um dos seus maiores sucessos serviu de inspiração para uma linha de

FUNCIONÁRIO PADRÃO

Cervejarias e destilarias mundo afora contam com excelentes destiladores, fenomenais master blenders, mestres cervejeiros incríveis e outros técnicos gabaritados que elaboram bebidas da mais alta

MEDALHA, MEDALHA, MEDALHA…

A destilaria catarinense Kalvelage conquistou mais um prêmio internacional: double gold no San Francisco World Spirits Competition. A competição de destilados criada em 1980 é

TROPICÁLIA

Quatro bartenders (da África do Sul, República Tcheca, Dubai e Brasil) foram os vencedores do Black Label Bartender Challenge, que testou a criatividade na elaboração

BEBIDA TECH

Você experimentaria uma cerveja concebida e produzida por uma inteligência artificial? Pois pesquisadores do Instituto Australiano de Machine Learning (em parceria com Deep Liquid e

Destaque da semana: TRIO DE RESPEITO

As festas de fim de ano costumam combinar – e muito – com espumantes. Pois a Coluna traz hoje três excelentes dicas para o consumidor

MASTER CHEF DO COPO

Imagine um programa ao estilo Master Chef, Iron Chef, ou Bake Of. Mas substitua as carnes, frutos do mar, massas ou legumes por… bebidas alcoólicas.

VINHO, NEGÓCIOS Y OTRAS COSITAS MÁS

Bento Gonçalves recebeu no mês passado o maior evento vinícola da América Latina. A Wine South America é uma feira de vinhos realizada anualmente e

300 ANOS NO COPO

O italiano Salvatore Calabrese, considerado um mago da coquetelaria, teve o privilégio de preparar o drink com os ingredientes mais antigos do mundo. Pelo menos

OS PUTOS CHEGARAM

Calma leitor… O título da nota não tem a pretensão de ser ofensivo, mas meramente informativo. Afinal, de que outra maneira falar da chegada ao

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO

Qual a fórmula de um Gin Tônica perfeito? A Quintessential Brands, fabricante de destilados da Inglaterra, contratou uma cientista de alimentos para responder esta questão.

ROCK & VINHO, VINHO & ROCK

Se o marketing é a alma do negócio, o prêmio de sacada marketeira da década vai para o grupo aí da foto. Os caras conectaram

EXPERIÊNCIAS VINÍCOLAS

Vinícola Valduga, de Bento Gonçalves, investiu pesado em uma estrutura para encantar o consumidor. Batizado de Famiglia Valduga Experience o novo espaço é mais que

TRANSPARENTE – E PANCADÃO

Bourbon é uma bebida com cor de caramelo, confere? Sim. Mas nem sempre. A maior prova disso é o moonshine, esse Tenesse Whiskey transparente aí

BAIXINHO INVOCADO

Depois de uma ação de co-branding com a Coca-Cola para reposicionar o já tradicional Jack & Coke (que até então era produzido, aparentemente, com uma

LOTE ESGOTADO

Cervejaria gaúcha Leopoldina mal colocou à venda sua premiada English Barley Wine e o estoque inicial se esgotou no e-commerce da empresa – apesar dos

COPO CHEIO

Blumenau recebe esta semana um dos maiores festivais cervejeiros do país. A 15ª edição do Festival Brasileiro da Cerveja começa na quarta-feira, dia 04 e vai até o sábado, 07 de maio. São 80

2022 – APOSTAS E INCERTEZAS

O ano começou tumultuado no setor de bebidas. Dólar ainda em alta, aumento nos preços ou falta de matérias-primas afetam diversos players do mercado. A

JINGLE BELL´S

Se você usa WhatsApp ou redes sociais com certeza foi impactado nos últimos dias pelo vídeo de um cidadão abrindo garrafas de vinho em ritmo de ‘Jingle Bells’.

PARA POUCOS

A premiada cachaçaria gaúcha Weber Haus lançou na quinta-feira passada (18) a Diamant – 21 anos.