A moda dos bares pop up, que são montados com prazo determinado, está com tudo. Diversas marcas de bebidas têm apostado no formato pra surpreender e criar uma relação emocional com o público. Um dos mais criativos é o bar da foto.
Desenvolvido a pedido da Hendrick´s, o inusitado boteco fica em uma lavanderia cenográfica de Londres que é apresentada como um “portal”. Ao entrar na máquina de lavar o consumidor é levado a um espaço muito bem decorado. A experiência dura em torno de 45 minutos, o suficiente para tomar dois drinks e sair encantado com a imersão.
James Taylor, gerente de marca da Hendrick’s diz que a experiência pretende mostrar como a marca e o produto são “diferentes da concorrência”. Além de Londres, bares desse tipo foram abertos na Escócia. E, como todo pop up, tem prazo determinado para fechar.
_______________
CHÁ DAS CINCO
Victoria Bitter/Divulgação
A marca de cerveja australiana Victoria Bitter está adotando uma nova abordagem para clientes que buscam produtos com baixo ou nenhum teor alcoólico: chá com sabor de cerveja.
O produto que é vendido por aproximadamente R$ 30 (caixa com 24 saquinhos) é uma mistura de folhas de chá preto do Ceilão e um lúpulo australiano (o Super Pride).
A Calton & United Breweries, que concebeu a bebida, diz que ela atende três tendências de uma só vez: sem glúten, sem álcool e vegana. A cervejaria é de propriedade da AB InBev, mas está sendo vendida para a japonesa Asahi.
_______________
IMPACTO
O mercado de vinho no Brasil está entre os segmentos que mais devem ser impactados positivamente com o acordo recém-assinado entre o Mercosul e a União Europeia.
Se tudo correr como o planejado, ao longo dos próximos 12 anos, comprar vinhos provenientes do velho mundo se tornará progressivamente mais barato e a redução em preços pode chegar a 15% ao final do período. Dessa forma vinhos franceses, portugueses, espanhóis e de outras nacionalidades, devem se tornar mais atrativos em comparação com os vinhos de nossos vizinhos Chile e Argentina.
Empresários do setor dizem que além da redução dos preços a variedade deve aumentar.
_______________
NOVIDADE
Johnnie Walker/Divulgação
Os fãs de Game of Thrones tem mais um motivo de comemoração. Parceria entre a Johnnie Walker e HBO vai garantir o lançamento de mais dois whiskys temáticos. “A Song of Ice” e “A Song of Fire” chegam este mês nos Estados Unidos e devem ser lançados globalmente em outubro. A Johnnie Walker diz que os whiskys são misturas de diferentes lotes da destilaria e tem características muito diferentes.
As edições limitadas são dedicadas a duas poderosas Casas de Westeros. “A Song of Ice” homenageia House Stark, governante do norte e simbolizado pelo lobo branco e o ambiente gelado. Já “A Song of Fire” tem a imagem de um dragão e o fogo lembra a Casa Targaryen.
Quem quiser conferir outras novidades da indústria relacionadas com a a famosa série de TV pode conferir algumas informações publicadas anteriormente pela coluna. 😉
_______________
RISCO DE GREVE
A propósito, uma ameaça de greve pode paralisar a produção e distribuição da Diageo (controladora da marca Johnnie Walker). A empresa, que registrou vendas líquidas de quase 100 bilhões de reais, tinha oferecido 2,8% de aumento aos trabalhadores.
O sindicado diz que ouviu quase 1.500 funcionários sobre a proposta e 95% deles votaram por paralisar os trabalhos. Ainda não há prazo para o possível protesto, mas se imagina que possa ocorrer entre setembro e novembro. Também é possível prever se a mobilização pode impactar ou não a oferta do whisky no mercado.
_______________
CERVEJA NA RUA
Bodebrown/Divulgação)
Curitiba ganhou na sexta-feira (16) uma rua temática, inteiramente dedicada à cerveja. A Carlos de Laet no Boqueirão, foi batizada pelo prefeito Rafael Greca como Rua da Cerveja. A ideia surgiu há pouco mais de dois anos, como forma de valorizar a produção cervejeira curitibana e criar uma nova opção de lazer na cidade.
Desde o início da ideia até a “inauguração” da rua, eventos-teste foram realizados para avaliar a poluição sonora e outros impactos para os moradores do entorno. Também foram realizados ajustes no trânsito e definidas áreas de estacionamento.
A rua recebeu o título porque é sede da Bodebrowns e Swamp que costumam realizar inúmeros eventos etílico-gastronômicos nos finais de semana. Outras seis cervejarias artesanais tem sede nas redondezas.