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MEDALHAS E – AINDA MAIS – RECONHECIMENTO

MEDALHAS E – AINDA MAIS – RECONHECIMENTO

O Brasil se deu bem no San Francisco Word Spirits Competition 2021, o concurso mais antigo dos Estados Unidos (e o segundo mais antigo do mundo). A edição deste ano contou com mais de 3.500 inscritos – um recorde histórico.

Os participantes brasileiros conquistaram um total de 25 medalhas. Destaque para a Famiglia Griffo (SP), com duas medalhas duplo ouro: pelo Vermute e o já famoso Negroni. As também paulistas BEG, Bates e Wings, e a pernambucana Bottany Distillery completaram a lista do duplo ouro (abaixo).


Reprodução SFWSC.com

A relação dos brasileiros premiados conta ainda com nomes como as mineiras YVY e O´Gin, e a catarinense Kalvelage – a única destilaria do Sul do país reconhecida no SFWSC. A lista completa das bebidas premiadas pode ser acessada neste link.

Além da avaliação de bebidas espirituosas o concurso premia inovações no design. A Bayley´s foi uma das grandes vencedoras neste quesito.

Por falar em medalhas, a Don Luchesi anunciou hoje nas redes sociais a conquista de uma medalha Triplo Ouro no Micro Liquor Spirit Awards. A destilaria mineira adianta que o O´Gin é o único gin brasileiro a receber a honraria. A divulgação oficial do resultado sai apenas amanhã (11) neste link. 

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FACILIDADE AMPLIADA


Acervo Particular

A novidade vem de Blumenau. Um serviço automatizado, que facilita a compra, serviço e consumo de chopp. O projeto da E-10 TAP House foi idealizado ao longo de 2020 e inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (09) na região central da cidade. Ao invés dos já conhecidos cartões de consumo, o sistema utiliza uma tag que é vinculada a um aplicativo de celular. Isso facilita – e muito – o acesso do usuário ao bar, o controle do saldo e todo processo de compra e pagamento.

“Dá até para liberar a chopeira à distância. Se o marido ou amigo merecer, é claro” brinca o sommelier Edezio Nasato, um dos proprietários do local.

A experiência oferece liberdade total ao consumidor que não vai depender do garçom para fazer o pedido. É o próprio usuário quem escolhe a variedade de chopp, serve com mais ou menos colarinho e na quantidade que deseja. “O sistema acaba com a obrigatoriedade de consumir um copo de 300 ou 500 ml. O consumidor pode servir apenas 30 ou 50 ml de cada chopp para provar o que considera melhor. E vai pagar apenas o que consumir. É um processo muito parecido com as conhecidas bombas de combustíveis”, resume o sócio Rafael Becker.

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A PROPÓSITO


Cervejaria Stube/Divulgação

Em Treze Tilias, a 350 kms de Blumenau, uma cervejaria local criou o Bierstation, que funciona dia e noite os 365 dias do ano. O equipamento se assemelha a um caixa eletrônico com chopeira. É aberto e acionado por um cartão e permite ao consumidor repor o estoque sempre que necessário. O vídeo produzido por uma rádio da cidade ilustra bem o processo.

Em julho 2018 a coluna já comentava máquinas que substituem os garçons no mercado de vinhos. Uma das grandes vantagens do modelo é, além da autonomia no serviço, a possibilidade de provar rótulos mais caros. Em novembro de 2019, outra reportagem sobre automação: Desta vez mostrando outras tecnologias que estão alterando a maneira como escolhemos, servimos e consumimos a bebida.


Reprodução/Internet

Na internet há inúmeros projetos de automação – muitos deles prá lá de caseiros. São engenhocas como essa em Minas Gerais, e essa outra desenvolvida na Bahia (foto), e que oferecem cachaça 24 horas por dia. É só colocar a moeda e pronto! Tá lá a branquinha no copo. 

A propósito, a automação é uma tendência no mercado mundial de bebidas por três motivos básicos: cria cases de marketing pela inovação que proporciona; agiliza e amplia o atendimento além de reduzir despesas com pessoal; e também porque gera uma base de dados muito interessante para o empresário que passa a compreender melhor o gosto do público.

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NOVIDADE ÁCIDA


Lohn Bier/Divulgação

O Dia Mundial da Cerveja foi comemorado dia 05 de junho com o lançamento de mais uma novidade da catarinense Lohn Bier. É uma parceria com a Goose Island (também pertencente à Ambev) para a elaboração de uma Catharina Sour com adição de guaraná. A Litte Cata, como foi batizada, tem acidez destacada – como é natural no estilo – só 3,4% de álcool e 10 IBU de amargor.

“Unimos nossas experiências para trazer uma sour, com guaraná e dry hopping de lúpulos brasileiros, que promete agradar o paladar de diferentes consumidores”, conta Guilherme de Almeida, gerente de Goose Island no Brasil.

Um dos destaques do novo produto, informa o material de divulgação “são os lúpulos brasileiros da safra de 2021, a combinação traz notas herbais e cítricas trazendo um sabor fresco” para a bebida. A novidade está disponível pela internet no e-commerce da Ambev.

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NÍVER

Ainda falando em cerveja, a catarinense Schornstein comemorou nesta semana os 15 anos de fundação. Com as restrições sanitárias, a cervejaria tem usado as redes sociais para marcar a data. Uma das principais ações é um vídeo que conta a história da fundação e o processo de evolução da cervejaria – hoje integrante da CBCA.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

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